A Luckin Coffee – reconhecida como a maior rede de cafés da China – irá estampar a marca “Café do Brasil” em todos os copos comercializados no país asiático durante o mês de dezembro. A empresa conta com mais de 30 mil unidades. Essa iniciativa faz parte da campanha “Brazil Season”, conduzida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A ação tem como objetivo fortalecer a marca Brasil entre os consumidores chineses. A previsão é que, ao longo da campanha, sejam vendidos 400 milhões de copos com a identidade brasileira.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a iniciativa destaca o papel de liderança do Brasil durante um mês em um mercado que reúne quase meio bilhão de consumidores de café.
“Serão vendidos cerca de 14 milhões de copos por dia com a marca brasileira, criando uma oportunidade inédita de posicionamento e valorização da imagem do Brasil como origem de cafés premium no mercado chinês”, destaca Viana.
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A proposta da Luckin Coffee é promover os grãos brasileiros utilizados pela marca. A ideia surgiu durante a China International Import Expo (CIIE), realizada em novembro de 2025, em Xangai. O evento contou com cerca de 800 mil visitantes e mais de 3,4 mil empresas de 128 países. Na ocasião, cerca de dois mil copos de café brasileiro de alta qualidade foram distribuídos diariamente no Pavilhão do Brasil.
De acordo com o gerente-geral do Escritório Ásia-Pacífico da ApexBrasil, Victor Queiroz, a campanha também inclui ações nas lojas, como distribuição de chaveiros e mini capivaras de pelúcia com a marca da ApexBrasil para os consumidores que comprarem o café brasileiro. O animal é bastante popular na China. A previsão é de que até duas mil unidades sejam distribuídas por loja.
“Foram meses de negociação e agora temos essa excelente notícia. Se você estiver na China e resolver tomar um café na Luckin Coffee, os copos já trazem a temática brasileira. São meio bilhão de pessoas consumindo café com a marca Brasil, que também compram muito café brasileiro”, ressalta Queiroz.
Parceria estratégica
A parceria entre a ApexBrasil e a Luckin Coffee teve início em 2023, por meio do programa Exporta Mais Brasil. Naquele ano, compradores da empresa chinesa visitaram Cacoal (RO) para conhecer cafés produzidos na Amazônia. Na ocasião, foram vendidas quatro mil sacas em um único evento.
Em junho de 2024, foi firmado um acordo para fornecimento de até 120 mil toneladas de café até o final daquele ano, totalizando investimentos de US$ 500 milhões. A empresa asiática também se comprometeu a promover o café brasileiro no mercado chinês.
Em agosto de 2024, a chefe de Desenvolvimento Sustentável da Luckin Coffee, Yan Yan Sabrina Zhao, visitou a sede da ApexBrasil, em Brasília, em uma visita de cortesia. Na ocasião, a executiva reconheceu a liderança da ApexBrasil na promoção internacional do café brasileiro.
Em novembro do mesmo ano, a ApexBrasil intermediou um novo acordo com a rede para a compra de 240 mil toneladas de café do Brasil entre 2025 e 2029, com investimento estimado em US$ 2,5 bilhões. A iniciativa contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Em maio de 2025, uma nova parceria foi estabelecida para a abertura de 34 lojas temáticas da Luckin Coffee com identidade brasileira. O objetivo é ampliar a visibilidade dos produtos nacionais no varejo chinês, promovendo a cultura e os sabores do Brasil junto ao consumidor local.
Exportações de café brasileiro para a China
Entre janeiro e outubro de 2025, o Brasil exportou US$ 335,1 milhões em café não torrado para a China. Esse valor já supera 50% do total exportado ao país em 2024, quando as vendas somaram US$ 213,6 milhões.




