Skip to content

Prefeitura reconstrói principal ponte da região do Truaru antes do período chuvoso

83bcf17f7e749d9faa8d95b1bdf24571

Para melhorar o escoamento da produção agrícola e facilitar o tráfego, a Prefeitura de Boa Vista reconstruiu a principal ponte de madeira de 35 metros sobre o igarapé Truaru, localizada na vicinal 1, no PA Nova Amazônia (Truaru). A obra, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), visa proporcionar mais segurança e eficiência para a comunidade local.

A região se destaca como um polo produtivo graças aos programas de incentivo à agricultura, implementados pela prefeitura. Esse principal acesso é fundamental para o transporte de calcário e para o escoamento da produção de soja de grandes produtores, além de atender aos agricultores familiares que cultivam uma ampla variedade de produtos, como batata-doce, milho, mandioca, macaxeira e hortifrúti.

54339681431 33992ebc4e k
A ponte é um importante acesso da região

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Daniel Lima, para a reconstrução do acesso, foi necessário reforçar sua base de concreto e substituir toda a madeira. O que garantirá que ela suporte tanto o tráfego de veículos pesados quanto de passeio.

“A estrutura da ponte estava comprometida devido ao desgaste natural causado pelo tempo. Considerando que essa é uma região de grande produção agrícola, com um intenso fluxo de escoamento de alimentos, decidimos executar essa obra antes de período chuvoso. A nova estrutura facilitará também o transporte escolar e beneficiará os moradores que vivem nessa região”, disse o secretário.

Produtores rurais destacam o impacto das obras

Atualmente a prefeitura atende 110 produtores rurais por ano no PA Nova Amazônia 1, que vivem nessa região. Um deles é Manoel Ramos, de 53 anos, que reside no Murupu há seis anos.

manoel
Manoel Ramos é produtor rural e reside no Murupu há seis anos

Ele é um dos beneficiados pelo sistema de irrigação solar, uma iniciativa da prefeitura que já entregou 43 kits na região. E é com esse equipamento que tem impulsionado sua produção de alimentos, como cheiro-verde, cebola, quiabo, macaxeira e melancia, sendo grande parte comercializada na cidade.

“A prefeitura tem nos dado todo o apoio necessário e oferecido incentivos importantes para nós, produtores. Fico muito satisfeito em ver que reconstruíram esta ponte antes do período de chuvas, o que garantirá que o escoamento dos meus produtos não seja prejudicado”, afirmou o produtor rural.

cristiano
Cristiano Bertol, de 40 anos, trabalha há 20 anos com agricultura familiar

Cristiano Bertol, de 40 anos, trabalha há 20 anos com agricultura familiar na produção de hortifrúti e criação de suínos. Ele afirma que o município tem feito um bom planejamento. “Esses investimentos de infraestrutura que a prefeitura vem fazendo nessa região é de suma importância, pois nos ajuda a produzir melhor e também a escoar nossa produção para a cidade”, ressaltou o produtor rural.

Quem também acompanhou as obras foi a produtora rural Dalva da Conceição, uma das pioneiras na produção de batata-doce e beneficiária do Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) desde 2018.

“Chegamos a colher cerca de 25 toneladas de batata-doce por hectare a cada quatro meses, graças ao sistema de irrigação. A vicinal 1 é a principal via de acesso à região, e as melhorias nesta ponte beneficiarão não apenas nós produtores, mas também o transporte escolar e a própria comunidade”, destacou a produtora.

Dalva
A produtora rural Dalva da Conceição acompanhou a obra de perto

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top