A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), foi contemplada no edital Arranjos Regionais do Audiovisual. A seleção representa uma conquista que amplia oportunidades para produtores, artistas, cineastas, roteiristas, técnicos e demais profissionais do setor. O aporte total alcança R$ 542 milhões.
Trata-se de um programa federal com grande potencial de fortalecimento da cadeia econômica do audiovisual. Com a aprovação, Boa Vista passa a dispor de um importante instrumento de fomento: para cada real investido pela prefeitura, o Ministério da Cultura aportará cinco vezes esse valor, ampliando o alcance dos projetos e impulsionando o desenvolvimento do setor na capital.
Conforme o presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, a seleção evidencia a capacidade técnica e o empenho da prefeitura em fortalecer o audiovisual brasileiro, além de demonstrar alinhamento com as políticas culturais nacionais voltadas ao desenvolvimento do setor no município.
“Essa iniciativa fortalece a cena audiovisual local, gerando emprego e renda, e contribui para o amadurecimento técnico e estético das produções. É, sem dúvida, um marco histórico, o maior investimento destinado ao audiovisual na história da cidade”, destacou ele.
O resultado possibilita que o município estruture suas próprias políticas públicas e editais de incentivo ao audiovisual, por meio de um diálogo permanente com os profissionais do segmento, fortalecendo produtoras locais, gerando empregos e renda na economia criativa, ampliando a circulação de obras da região e valorizando a identidade cultural da cidade.
Sobre o edital
O edital Arranjos Regionais do Audiovisual é uma ação da Secretaria do Audiovisual (SAV), em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Nesta edição, o edital recebeu 43 propostas de todo o país, das quais 37 foram selecionadas, sendo 18 municipais e 25 estaduais. A região Norte teve 11 propostas aprovadas, entre elas a de Boa Vista.




