Desde o começo do ano, as escolas de Boa Vista têm realizado “aulões” com a intenção de preparar cerca de 6 mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que busca um diagnóstico sobre a qualidade do ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Neste sábado, 14, a iniciativa atingiu os estudantes da Escola Municipal Aquilino Mota Duarte, situada no Centro da cidade.
Emilene Beckman, assessora pedagógica da Superintendência de Educação Básica (SEB), explicou que essa ação inclui as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e atende a 62 unidades escolares do município — sendo 45 na área urbana, onde os “aulões” ocorrem aos sábados. Nas 17 escolas rurais e indígenas, o reforço acontece no contraturno, com um cronograma adaptado às necessidades de recuperação da aprendizagem dos alunos.

“Nossa proposta é reforçar as habilidades dos alunos por meio de uma revisão qualificada e motivadora dos conteúdos que serão abordados na avaliação do SAEB, realizada a cada dois anos. As aulas são conduzidas por professores experientes, que trazem dicas práticas, resolução de questões e estratégias de leitura, interpretação e raciocínio lógico. Esses elementos são fundamentais para aprimorar o desempenho dos alunos”, destacou.
Após os “aulões”, a Secretaria Municipal de Educação realizará um simulado, programado para o final de julho deste ano. As provas oficiais, organizadas pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), estão agendadas para ocorrer entre o final de outubro e a primeira semana de novembro.

previsto para o final de julho deste ano
Alunos relatam como os “aulões” estão ajudando na preparação para o SAEB
O estudante Asefe Evangelista, de 11 anos, aproveita esse reforço para esclarecer dúvidas com o professor e se preparar melhor para a avaliação. “Esses ‘aulões’ são muito bons porque ajudam a entender melhor os conteúdos que vemos em sala de aula. Hoje acertei todas as questões que fiz e espero ter um bom resultado no SAEB”, afirmou o aluno.

Quem também se dedica é a estudante Valentina Batista, de 10 anos. “Eu não perco nenhuma aula, porque aproveito para tirar dúvidas e reforçar o que aprendi em Português e Matemática. Estou me esforçando muito para ir bem na prova”, destacou.

Aulas lúdicas e contextualizadas tornam o aprendizado mais leve e eficiente
O pedagogo Alexandre Cosme, da Escola Municipal Aquilino Mota Duarte, é um dos professores envolvidos na iniciativa. Ele explica que, durante as atividades, o foco é unir o conteúdo pedagógico a abordagens lúdicas, tornando o aprendizado mais acessível e interessante para os alunos.

com abordagens lúdicas para facilitar a aprendizagem
“Sempre buscamos trazer elementos do cotidiano dos estudantes, como histórias em quadrinhos, fábulas e tirinhas. Utilizamos uma linguagem acessível e próxima da realidade deles, que ajuda a prender a atenção e facilita a compreensão dos conteúdos. Isso faz toda a diferença no desempenho”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR