A semana terminou com mais um avanço para a educação municipal. O prefeito Arthur Henrique inaugurou, nesta sexta-feira, 30, a Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento, no bairro Araceli, que oferece 840 novas vagas para as etapas de creche e pré-escola.
O prefeito Arthur Henrique ressaltou que a educação é prioridade da gestão. “Em cinco anos já entregamos quase 170 salas de aula e, no início de 2026, estamos inaugurando quatro novas escolas. Outras 12 unidades estão em fase de licitação, o que deve gerar mais de 10.500 vagas na Rede Municipal de Ensino”, afirmou.
Ele também comentou sobre a importância da nova escola para suprir a demanda do bairro Araceli. “Trata-se de uma escola de educação infantil com 16 salas para crianças de dois a cinco anos. A procura por vagas nessa faixa etária é grande e ampliamos o atendimento com creche em tempo integral e parcial, em uma estrutura lúdica e colorida, pensada segundo os conceitos da primeira infância, estimulando o desenvolvimento em todos os ambientes”, complementou.
Estrutura moderna e foco na primeira infância
A obra foi executada com recursos próprios do município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). A escola possui 16 salas de aula, bloco administrativo, bloco pedagógico para creche, bloco pedagógico para pré-escola, refeitório e quadra coberta.
A unidade oferecerá 8 turmas de creche (sendo 4 em tempo integral) e 8 turmas de pré-escola, ampliando o atendimento na região. Na inauguração foram entregues também kits de fardamento e material didático aos alunos da pré-escola.
Educação infantil como prioridade
A secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, destacou a relevância da nova escola para o desenvolvimento das crianças e o suporte às famílias. “Estar com essas crianças na escola é fundamental para o seu desenvolvimento. As famílias ganham tranquilidade para trabalhar sabendo que seus filhos recebem educação de qualidade, em um ambiente confortável e com alimentação saudável”, disse.
Ela também ressaltou que a entrega ocorre em um momento especial para a rede municipal. “Encerramos, nesta sexta, 30, a 13ª edição da Semana Pedagógica, evento tradicional que prepara nossos profissionais para o início do ano letivo, que começa na segunda-feira, 2. Foram cerca de 7 mil profissionais capacitados. Todas as escolas estão organizadas, com material didático, alimentação e equipes prontas para acolher nossas crianças com responsabilidade e carinho”, afirmou.
Gestão escolar e acolhimento à comunidade
O gestor da unidade, Marcos Silva, que assume após atuação na Escola Municipal Palmira de Castro Machado, avaliou positivamente a expectativa para o início das atividades. “A comunidade esperava muito por essa entrega. A estrutura é inovadora, de alto padrão, com blocos específicos para creche e pré-escola. Vamos escrever uma nova história aqui”, declarou.
Ele acrescentou que o começo das aulas terá foco no acolhimento de alunos e famílias. “Na segunda-feira iniciamos o funcionamento e faremos uma recepção calorosa, com dinâmicas e brincadeiras para receber as crianças e suas famílias”, completou.
Educação em expansão
Na quinta-feira, 29, o prefeito Arthur Henrique inaugurou a Escola Municipal de Tempo Integral José David Feitosa, no P.A Nova Amazônia, dando início ao pacote de entregas na educação municipal em 2026.
Na ocasião, foram entregues também 15 ônibus que atenderão 12 escolas indígenas e cinco escolas do campo, ampliando a segurança e o acesso dos estudantes às unidades de ensino.
Outras escolas serão entregues nos próximos dias
A inauguração da Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento faz parte de um pacote de quatro novas unidades que ampliam o atendimento educacional na capital. Nos próximos dias, outras duas escolas serão inauguradas, proporcionando a geração de 3 mil novas vagas:
- Escola Municipal Professor Fridman da Cunha Nascimento, no bairro Pedra Pintada (segunda-feira, 2);
- Escola Municipal Professor Francisco Pedrosa, no bairro Airton Rocha (terça-feira, 3).




