A Prefeitura de Boa Vista reafirma seu compromisso em fortalecer o quadro de servidores da educação, impactando de forma significativa a Rede Municipal de Ensino. Foram convocados 123 professores pedagogos, aprovados no concurso de 2022. Nesta terça-feira, 24, 36 deles tomaram posse em uma cerimônia especial, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP).
Os novos profissionais atuarão, inicialmente, nas escolas urbanas da capital, podendo também trabalhar em unidades rurais e indígenas, conforme a necessidade. Para o vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Zeitoune, a convocação evidencia o compromisso da atual gestão com a valorização da educação, ampliando o número de professores efetivos nas unidades escolares da rede.

“Educar é uma missão nobre. Por isso, convocamos quase o dobro do número de vagas previstas. A educação foi a área que mais recebeu investimentos em pessoas, materiais e tecnologia. Queremos garantir uma formação completa, com professores capacitados e motivados a transformar vidas”, enfatizou.

O secretário de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, também participou da posse e ressaltou o esforço da gestão em garantir a continuidade dos investimentos. “Estamos encerrando esse ciclo do concurso de 2022, homologado em 2023, e planejando os próximos passos. Esses professores atuarão em cerca de 100 escolas, atendendo todas as demandas da rede de Ensino Fundamental”, afirmou.
É importante ressaltar que os convocados que ainda não apresentaram os documentos exigidos e/ou não cumpriram outros critérios para assumir o cargo têm até a próxima quarta-feira, 2 de julho, para regularizar a situação. Esta foi a última chamada do concurso de 2022, que superou as expectativas da época ao convocar, ao todo, 1.339 profissionais – quase o dobro das 771 vagas originalmente ofertadas.
Sonhos realizados: histórias de quem conquistou a tão esperada vaga

Para Márcio Carvalho, este é um dia muito especial. “Foi uma longa batalha desde 2022. A concorrência era intensa, mas com o apoio da minha família e foco nos estudos, consegui passar. Hoje realizo um sonho e me sinto honrado em poder contribuir com a educação das crianças de Boa Vista”, relatou.

Scarlet Pereira também compartilhou detalhes de sua trajetória até a tão esperada posse. “Esperei dois anos por essa convocação. Estudei com apostilas doadas e videoaulas, sem cursinho. Agora, finalmente, poderei atuar como professora de pedagogia pela primeira vez. Estou feliz e emocionada. É uma transformação na minha vida profissional e pessoal”, contou.
Antes de iniciarem suas atividades em sala de aula, os novos professores participarão de uma semana de capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), visando garantir um bom acolhimento e alinhamento pedagógico.
Números que impressionam
A atual gestão já convocou 5.074 aprovados em concursos públicos municipais, sendo 3.713 apenas para a área da educação. Desse total, 2.342 profissionais já foram empossados, reforçando escolas urbanas, rurais e indígenas com professores, cuidadores, merendeiras, vigias e outros cargos essenciais à rotina escolar. Atualmente, a rede conta com 3.495 professores pedagogos efetivos e 247 temporários.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR