Skip to content

Policiais civis de Roraima têm a oportunidade de se integrar ao programa nacional de suporte psicológico.

Escuta Susp Ascom PCRR 1

Policiais civis de Roraima terão acesso sem custos ao serviço de atendimento psicológico oferecido pelo Escuta Susp. Após a assinatura do termo de adesão pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública), esta iniciativa do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), voltada para a saúde mental dos profissionais de segurança, foi estendida também aos policiais civis.

O programa foi concebido para fornecer apoio psicológico e mitigar o sofrimento psíquico, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida através de atendimentos online, que são acessíveis e sigilosos.

De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, após a assinatura do termo de adesão pela Sesp, o programa estará disponível para todos os policiais civis de Roraima. Na Polícia Civil, a implementação da ação será supervisada pelo NSAP (Núcleo de Saúde e Assistência Psicossocial), que faz parte do DPE (Departamento de Polícia Especializada).

Para a chefe do NSAP, Ketiane Guerreiro, desde o início do programa, a unidade tem trabalhado em ações preventivas, focando na saúde emocional dos servidores. “Acreditamos que, para assegurar um serviço público eficiente e humano, é essencial fornecer suporte psicológico. Este projeto visa fortalecer o bem-estar, criando um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor”, ressaltou.

ATENDIMENTO

Conforme Ketiane Guerreiro, os atendimentos serão feitos online, de forma gratuita e sigilosa, através de uma plataforma disponibilizada no site do Governo Federal. Os profissionais participantes são altamente qualificados e irão atuar em três níveis: Acolhimento, Psicoterapia Colaborativa e Promoção à Vida (para situações mais graves).

Para acessar o serviço, o servidor deve visitar o site do Escuta Susp, realizar o cadastro com seus dados e a carteira funcional, escolher o horário desejado e iniciar o atendimento psicológico.

“O programa amplia o acesso a um atendimento psicológico de qualidade, com a vantagem de ser realizado de maneira remota, no conforto e privacidade do lar do policial, através de uma rede nacional de profissionais preparados para acolher e cuidar”, concluiu.

Os terapeutas que prestarão atendimento vêm de instituições renomadas, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UnB (Universidade de Brasília), UFS (Universidade Federal de Sergipe) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Todos são especialistas em saúde mental e foram especialmente capacitados para entender as demandas exclusivas dos profissionais de segurança pública.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top