29 de agosto de 2025
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira, dia 29, uma ação de combate ao crime de maus-tratos contra animais em uma chácara localizada no bairro Distrito Industrial, em Boa Vista.
De acordo com informações prestadas pela delegada da DPMA, Maryssa Batista, a operação teve início após denúncia anônima recebida pela unidade especializada. No local, os policiais civis encontraram diversos cães, porcos, galinhas em estado de abandono, debilitados, doentes e sem acesso a alimentação ou cuidados básicos. Nenhuma pessoa responsável foi localizada durante a diligência.
A delegada Maryssa Batista acionou a equipe do ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida), para realizar os levantamentos técnicos que irão subsidiar o inquérito policial. A equipe de fiscais da SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) também foi acionada.
De acordo com a delegada, no local também foram encontrados televisores, bicicletas de alto valor e uma espingarda calibre 20. Segundo a delegada, a situação encontrada dos animais é de extrema gravidade.
“Identificamos vários animais em sofrimento, sem alimento, expostos a doenças e em total descaso. O trabalho da perícia será fundamental para responsabilizar os autores desse crime”, destacou.
Ainda segundo a delegada, além da investigação criminal, a PCRR está organizando uma campanha de arrecadação de ração, com o apoio da sociedade.
“Não há, no âmbito do Estado ou do Município, estrutura suficiente para o acolhimento imediato desses animais. Por isso, estamos mobilizando a população para que possamos garantir alimento e cuidados emergenciais a eles até que sejam tomadas medidas definitivas”, explicou.
Ainda segundo a delegada, as diligências seguem em andamento para identificar os responsáveis pelo abandono e reforça que maus-tratos contra animais configuram crime previsto na legislação brasileira.
SECOM RORAIMA
Texto: Ascom/PCRR
Fotos: Ascom/PCRR