Na quarta-feira, 21, o programa Cuidando do Servidor, uma iniciativa da Escola de Governo da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), promoveu atendimentos específicos para os policiais civis. A atividade, realizada em colaboração com o NSAP (Núcleo de Saúde e Apoio Psicossocial) da PCRR (Polícia Civil de Roraima), ofereceu serviços nas áreas administrativa, de saúde e bem-estar.
Estiveram presentes no evento a delegada-geral, Darlinda de Moura Viana; o delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre; o diretor do DPE (Departamento de Polícia Especializada), Marcus Albano; a diretora da Escola de Governo, Mônica Ferreira; o representante da Segad, Udson Inácio; e a coordenadora do programa Cuidando do Servidor, Brena Linhares.
Sob a coordenação da Escola de Governo da Segad, o programa tem sido desenvolvido por sete anos, promovendo manhãs de serviços em várias secretarias do Estado de Roraima.
“A abordagem multidisciplinar que inclui saúde e serviços administrativos é essencial. Os atendimentos nas áreas de enfermagem, nutrição e psicologia, bem como os serviços jurídicos e contábeis, demonstram um cuidado com o bem-estar integral dos servidores”, enfatizou Brena Linhares.
Dentre os serviços oferecidos estavam os programas Viaje Mais Servidor e Clube de Benefícios do Servidor, além de atendimentos nas áreas de medicina veterinária, enfermagem, vacinação, nutrição, biomedicina, psicologia, fisioterapia, bioimpedância, limpeza facial, spa dos pés, ventosaterapia, e assessoria jurídica. Os servidores também tiveram acesso a serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Procon Roraima e Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
A policial civil Camila Ribeiro foi uma das atendidas durante a ação e elogiou a iniciativa. Para ela, trazer os atendimentos para a sede da Polícia Civil é uma forma de facilitar o acesso dos servidores às ações de saúde.
“Considero muito importante, pois os serviços vêm até nós, no nosso local de trabalho. Isso evita a justificativa de deixar para depois, que muitas vezes resulta em adiamentos no cuidado. Estamos vendo aqui uma variedade de serviços, tanto administrativos quanto nas áreas de saúde e estética. Está sendo extremamente valioso e acrescenta muito à instituição”, afirmou.
A delegada-geral Darlinda de Moura Viana também ressaltou que a ação é uma iniciativa positiva que contribui para a promoção da saúde dos policiais civis.
“Reconhecemos que o trabalho policial é exigente e frequentemente sobrecarregado. Por isso, oferecer atividades de promoção da saúde e espaços de escuta é uma maneira de valorizarmos aqueles que dedicam suas vidas à segurança pública. Cuidar do servidor é cuidar da instituição”, declarou a delegada-geral.
Uma das servidoras atendidas pelo programa na Cidade da Polícia Civil, a escrivã Yara Cristina, destacou que a promoção dos serviços valoriza os servidores e facilita o acesso à saúde.
“Achei o evento muito relevante, pois nos sentimos valorizados com os serviços disponíveis aqui. Não precisamos nos deslocar para outros lugares para acessar esse tipo de atendimento oferecido”, comentou.