A Polícia Civil de Roraima (PCRR) participou, na noite de sexta-feira, dia 14, da Operação Escudo, promovida pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A iniciativa teve como objetivo reforçar a segurança pública e garantir a presença efetiva da instituição em pontos estratégicos do Estado.
A operação foi realizada simultaneamente na capital e no interior, com abordagens a pessoas e veículos, fiscalizações em bares e patrulhamento ostensivo em locais estratégicos, com foco no combate à criminalidade e na proteção da população.
No total, foram mobilizados 160 agentes de segurança e 69 viaturas. Além da Polícia Civil, participaram da ação a Polícia Militar de Roraima (PMRR), o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RR) e o Conselho Tutelar.
A delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, ressaltou que ações integradas são a forma mais eficaz de demonstrar que a cúpula da segurança pública está preparada para enfrentar a criminalidade no Estado.
“A Polícia Civil disponibilizou 22 policiais civis e 12 viaturas para atuar nesta operação. Essa atuação conjunta com as demais forças de segurança tem se mostrado eficaz. As equipes trabalham de forma integrada, apoiadas por ferramentas de inteligência e monitoramento que verificam se a pessoa possui alguma restrição junto à Justiça”, destacou a delegada.
Conforme a secretária de Segurança Pública, coronel Carla Rodrigues, a operação atende a uma orientação do Governo do Estado para aumentar a sensação de segurança da população.
“Nossas equipes de inteligência — da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública — mapearam os pontos mais sensíveis na capital e no interior e, de forma coordenada, estamos atuando nessas áreas. A operação integra as ações permanentes de segurança e, além dos pontos de abordagem, também foram bloqueadas barreiras nas fronteiras e divisas do Estado”, explicou a secretária.
Segundo o coordenador da operação pela Polícia Civil, delegado Marcos Lázaro, a ação integrada traz resultados imediatos.
“Com essas operações observamos queda nos índices de roubos e furtos, especialmente de celulares, além da redução nos casos de lesões corporais e violência doméstica, refletindo diretamente na diminuição dos registros de ocorrência e devolvendo mais paz e tranquilidade à população”, complementou.



