A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do Nupen (Núcleo de Ensino e Pesquisa), treinou 42 policiais civis da União – servidores do antigo Território – com um curso básico de informática realizado de 4 a 8 de agosto, no IERR (Instituto de Educação de Roraima). Essa iniciativa faz parte das ações de modernização dos serviços e do aprimoramento do trabalho policial.
Com uma carga horária de 20 horas, as aulas foram ministradas pelo delegado Pedro Ivo, do 1º Distrito Policial, e pelo agente de polícia Mateus Sena. O conteúdo envolveu desde o uso do teclado e mouse, funções do sistema Windows e navegação segura na internet, até orientações para acessar e utilizar ferramentas digitais que apoiam a rotina policial.
O delegado Pedro Ivo destacou que a capacitação foi planejada para garantir que os policiais civis da União possam exercer suas funções com mais autonomia e eficiência.
“Oferecemos aos servidores noções essenciais para que possam usar com segurança as ferramentas tecnológicas empregadas no dia a dia da Polícia Civil, acompanhando a evolução dos processos digitais na instituição”, afirmou.
O delegado-geral interino, Luciano Silvestre, ressaltou que a qualificação contínua é um dos pilares para melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
“O domínio das ferramentas de informática é fundamental para o funcionamento pleno de sistemas como o SEI, que é o Sistema Eletrônico de Informações. Também o Sinesp PPE, que é o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública e Procedimentos Policiais Eletrônicos. Ou seja, investir em capacitação significa investir na eficiência, agilidade e segurança das nossas ações”, afirmou.
A capacitação continuará nesta semana com módulos voltados para o uso das plataformas SEI e PPE, ampliando a qualificação técnica dos servidores.