Skip to content

Polícia Civil apresenta resultados das ações realizadas no Agosto Lilás

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) apresentou os resultados da Operação Shamar, uma iniciativa lançada em todo o país pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com o objetivo de combater a violência contra a mulher. A operação em Roraima, alusiva ao Agosto Lilás, realizada entre 1º e 29 de agosto, mobilizou diversas ações no Estado, coordenadas pelo DPE (Departamento de Polícia Especializada).

operacao shamar 1 1

De acordo com informações prestadas pela diretora do DPE, delegada Elivânia Aguiar, no decorrer da operação foram registrados, na DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) e no PCE (Plantão Central Especializado), 424 boletins de ocorrência e instaurados 56 inquéritos policiais, dos quais 60 foram relatados, evidenciando um avanço significativo na conclusão das investigações.

As ações também resultaram na prisão em flagrante de 50 indivíduos e no cumprimento de oito mandados de prisão, reforçando a segurança das vítimas e a aplicação da lei.

Outro ponto relevante, destacado pela diretora do DPE, foi a solicitação de 186 medidas protetivas de urgência, essenciais para a proteção imediata das mulheres, e também a atuação em 31 casos de descumprimento dessas medidas.

Além disso, foram executadas 12 ordens de missão, incluindo a retirada de pertences das vítimas e outras diligências externas, demonstrando a atenção contínua às necessidades das mulheres em situações de risco.

“A Operação Shamar também foi marcada por iniciativas educacionais e preventivas, como o lançamento dos programas “Renascendo” e “DEAM no Cinema”. A PCRR organizou seis palestras educativas, realizadas em municípios como Amajari, Pacaraima, Rorainópolis, além de eventos no Senac-RR, na Procuradoria do Estado de Roraima e no DNIT. As delegadas responsáveis participaram de entrevistas em rádios como Roraima e Folha, no podcast “Papo de Redação” e no projeto “Cuidando de Quem Cuida”, em colaboração com a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social)”, destacou Elivânia Aguiar.

Com essas ações, segundo Elivânia Aguiar, a Polícia Civil de Roraima reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres em Roraima.

“Foram ações desenvolvidas visando o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, combatendo com rigor a violência de gênero no Estado. Importante destacar que vamos continuar essas ações de combate à violência contra Mulheres, independente do período”, disse Elivânia Aguiar.

Fonte: Governo RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top