Neste sábado, 5, um grupo de participantes do “Amazontech 2025” visitou o Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista. Durante a atividade, eles conheceram os esforços da prefeitura para impulsionar o setor agrícola do município, incluindo a área indígena.
Os visitantes tiveram acesso às pesquisas em andamento voltadas para o desenvolvimento de técnicas de manejo, focando na sustentabilidade, valorização da produção local e redução de custos operacionais.
De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, há um interesse crescente da população, não só do município, mas de todo o estado, em conhecer os investimentos da prefeitura em tecnologia e inovação.

“Ao longo do ano, o CDT recebe um público diverso. Cada um vem com uma necessidade, uma curiosidade e, muitas vezes, com dúvidas sobre como iniciar uma atividade na área agrícola. Temos percebido uma demanda crescente de pessoas buscando essas informações técnicas, e o centro fornece esse apoio”, afirmou.
Estudantes das ciências agrárias, produtores e empresários, inscritos nesta edição do “Amazontech 2025”, passaram pelo estande da prefeitura no evento e participaram da visita ao campo com entusiasmo. Matheus Gomes, aluno do curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), visitou o Centro de Difusão Tecnológica pela segunda vez e destacou o trabalho realizado pela prefeitura no local.

“A tecnologia que encontramos aqui é o que mais impressiona. Sabemos que é um Centro de Difusão Tecnológica, mas não imaginávamos a estrutura, o nível dos equipamentos. Nos mostraram tratores e um drone, que era algo que eu tinha muita curiosidade — especialmente sobre como ele funciona no campo”, ressaltou.

Investimentos da prefeitura
Com políticas públicas focadas no trabalho agrícola, a atual gestão investiu mais de R$ 62 milhões no setor, fortalecendo a economia local. Atualmente, o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) atende 1.781 famílias. Hoje, a prefeitura dispõe de 145 máquinas e implementos para auxiliar os produtores, entre tratores, grades aradoras, grades niveladoras, encanteiradores, drones e outros equipamentos.
Famílias de Boa Vista também recebem assistência técnica especializada, máquinas agrícolas, sistemas de irrigação com energia fotovoltaica, entre outros benefícios. Além disso, para apoiar o setor agrícola, a gestão mantém o CDT, uma iniciativa que associa ciência e sustentabilidade, contribuindo para a pesquisa agrícola e promoção de técnicas inovadoras, desempenhando um papel fundamental na agricultura.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR