Palmeiras e Cruzeiro avançaram neste domingo (17) e se enfrentarão nas semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. Ambas as equipes almejam conquistar o título inédito na competição. Nos jogos de volta das quartas de final, realizados no mesmo horário nesta manhã, as palestrinas reverteram a desvantagem da primeira partida (derrota por 3 a 2) e venceram o Flamengo por 3 a 0 na Arena Barueri, em São Paulo. Tainá Maranhão, Brena e Amanda Gutierres, artilheira do campeonato com 15 gols, marcaram para o Palmeiras.
Por outro lado, o Cruzeiro garantiu sua primeira classificação às semifinais do Brasileirão Feminino ao vencer o Bragantino por 2 a 0 no Estádio Independência, em Belo Horizonte, com gols de Letícia e Gisseli no segundo tempo. O jogo de ida, realizado no último domingo (10), terminou em 0 a 0.
Notícias relacionadas:
- São Paulo supera Ferroviária e avança à semifinal do Brasileirão Feminino.
- Corinthians conquista vaga nas semifinais da Série A1 do Brasileiro Feminino.
- CBF divulga datas e horários das oitavas de final da Copa do Brasil Feminina.
A outra semifinal da Série A1 (primeira divisão) será entre Corinthians, atual hexacampeão, e São Paulo, que busca o primeiro título de sua história. As datas e horários das próximas partidas ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
VAMOOOOOOS! pic.twitter.com/NCRqnz8U2Z
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) August 17, 2025
Palmeiras brilha na Arena Barueri
As Palestrinas entraram em campo determinadas a reverter a desvantagem da derrota para o Flamengo na primeira partida das quartas. Com uma abordagem mais ofensiva, o Verdão abriu o placar logo aos 15 minutos com um golaço da atacante Tainá Maranhão. A camisa 29 recebeu a bola pela esquerda, conseguiu se livrar da primeira marcação e, após driblar a defesa, finalizou com precisão no canto superior da rede. Tainá já havia balançado a rede duas vezes no jogo de ida das quartas no Rio de Janeiro e, com seu gol na Arena Barueri, deixou o placar agregado empatado em 3 a 3. Aos 27 minutos, o Palmeiras quase ampliou com Brena, que avistou a goleira Vivi adiantada e arriscou do meio de campo, mas a goleira atenta espalmou para fora. No minuto seguinte, Vivi fez outra bela defesa em um chute distante de Ingryd. Já aos 38 minutos, o Flamengo perdeu a melhor chance de empatar, quando Cristiane assistiu Ju Ferreira, que ficou de cara com o gol, mas desperdiçou a oportunidade chutando para fora.
PARTIU SEMIFINAL!
Avanti, meninas!
Palmeiras 3×0 Flamengo
Taina Maranhão, Brena e Amanda Gutierres pic.twitter.com/HQxrqQK0xA— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) August 17, 2025
Após o intervalo, as Palestrinas voltaram ainda mais focadas. Logo aos oito minutos, Brena avistou a goleira Vivi adiantada e teve uma ousadia: arriscou um chute do meio-campo e fez um lindo gol de cobertura, ampliando o placar para 2 a 0 a favor das Palestrinas. A equipe começou a dominar a partida. O Flamengo teve dificuldade na segunda etapa, com a melhor chance surgindo aos 28 minutos, quando Gláucia tentou um gol de bicicleta, mas a bola passou sobre o travessão. Desorganizado em campo, o Rubro-Negro abriu espaço para as Palestrinas. Aos 49 minutos, Greicy avançou pela direita e cruzou para Amanda Gutierres, que, sem marcação, cabeceou para selar a vitória por 3 a 0 e a classificação do Palmeiras às semifinais.
A Nação Azul bateu o 𝙧𝙚𝙘𝙤𝙧𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙥𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙤 em um jogo e incentivou as Cabulosas na classificação!
Vocês são fundamentais! pic.twitter.com/uClXitqhRn
— Cruzeiro Feminino (@CruzeiroFem) August 17, 2025
Cruzeiro avança pela primeira vez às semifinais
Mal a partida começou e o Bragantino perdeu uma boa oportunidade de abrir o placar aos dois minutos, após uma bola mal recuada pela goleira Camila. Desde então, as Cabulosas – apelido do time feminino do Cruzeiro – tiveram várias oportunidades de gol. Aos 11 minutos, Gaby Soares chutou preciso da entrada da área, mas a goleira Thalya espalmou para fora. Quatro minutos depois, após uma cobrança de falta de Byanca Brasil, a defesa tentou desviar e a bola sobrou para Vitória Calhau, que cabeceou no travessão. A goleira do Bragantino continuou a ser ameaçada. Aos 17 minutos, Byanca Brasil tentou um chute por cobertura da entrada da grande área, mas Thayla fez a defesa. Depois, Byanca voltou a chutar aos 28 minutos, obrigando Thayla a mais uma boa defesa. O Bragantino também desperdiçou uma boa chance de inaugurar o placar aos 30 minutos, quando Ana Clara aproveitou uma falha da goleira Camila e chutou da pequena área, mas errou a finalização e a bola foi para fora.
VITÓRIA DAS CABULOSAS!
O @CruzeiroFem vence o Red Bull Bragantino por 2×0 e avança para as semifinais do #BrasileirãoFeminino!
Leticia
Gisseli pic.twitter.com/EejMa2dJla— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) August 17, 2025
No segundo tempo, logo aos quatro minutos, Carol Tavares quase marcou para o Bragantino com um potente chute, mas a bola bateu no travessão. Três minutos depois, as Cabulosas abriram o placar: Letícia Ferreira aproveitou o rebote da goleira Thayla e acertou um chute como um voleio no fundo da rede. A partir desse momento, o Cruzeiro passou a controlar o ritmo do jogo, fazendo com que Thayla realizasse várias defesas. Primeiro, ela salvou o gol do Bragantino ao pegar um chute perigoso de Byanca Brasil aos 18 minutos, e em seguida, evitou um gol de longe de Gaby Rodrigues. No entanto, em uma das tentativas de fora da área, Gisseli ampliou aos 23 minutos: Thayla deu rebote ao tentar defender um chute distante de Isabela, e a bola sobrou para Gisseli, que balançou a rede. O jogo continuou movimentado até o fim, mas terminou com a vitória do Cruzeiro por 2 a 0.