A 52ª edição dos JERs (Jogos Escolares de Roraima) segue em andamento na capital, Boa Vista. Neste sábado, dia 28, ocorreram as disputas nas modalidades de vôlei de praia, futsal e badminton, marcando a etapa classificatória para as quartas de final.
As partidas de vôlei de praia deste sábado foram realizadas na Arena Pé na Areia, localizada no bairro Caçari, enquanto os jogos de badminton ocorreram no Ginásio do 6º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) e o futsal foi disputado no Ginásio Hélio Campos, assim como nas quadras da escola Antônio Ferreira e do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias.
O coordenador do vôlei de praia, Nedson Brito, revelou que as competições estão divididas nas categorias mirim masculino e feminino (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos). No masculino, são 41 duplas competindo, enquanto no feminino, são 38 duplas.
“Iniciamos as competições de vôlei de praia na quarta-feira, 25, abrangendo as categorias mirim e infantil, tanto masculino quanto feminino. Neste sábado, estamos realizando as oitavas de final, quartas de final e semifinais do masculino infantil. Ao todo, temos 103 duplas inscritas só da Capital e de Boa Vista Rural. A fase final será entre os dias 1º e 3 de julho, com a participação de atletas dos 14 municípios, além das quatro duplas classificadas da Capital Boa Vista”, detalhou o coordenador Nedson.
O Ginásio Hélio Campos sediou uma das etapas classificatórias para a fase final do futsal.
“Contamos com 52 equipes no futsal masculino infantil e 42 no mirim, lutando por vagas para se juntar aos municípios. No dia de hoje, temos 14 partidas no infantil e 12 no mirim, e para amanhã, mais 14 partidas estão agendadas. As equipes classificadas de amanhã se unirão aos municípios na fase final, que ocorrerá entre os dias 8 e 15 de julho”, explicou o coordenador Alexandro Thomé.
Na quadra do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias, outras equipes de futsal também competem pela classificação para a fase final dos Jogos Escolares. O coordenador Gean Carlos de Oliveira tem acompanhado de perto as disputas.
“Estamos na fase classificatória do futsal. Entre os dias 1° e 6 de julho, ocorrerão as finais de natação, atletismo, vôlei de praia e circuito de luta, que inclui judô, caratê, taekwondo e wrestling. De 8 a 15, abrangeremos mais dez modalidades, finalizando os 52º JERs. Os campeões de 12 a 14 anos participarão dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) em Uberlândia, entre 4 e 28 de outubro, enquanto os campeões de 15 a 17 anos competirão nos Jogos da Juventude em Brasília, de 10 a 25 de setembro”, explicou.
A disputa de badminton foi realizada na quadra de esportes do 6º BEC. O coordenador dos jogos, professor Raimundo Moraes, ressaltou que, neste ano, a modalidade contou com 162 inscritos em todo o estado.
“É uma modalidade nova que está em rápida ascensão no estado. Este é o quarto ano de participação, e no primeiro ano, em 2022, tivemos apenas 38 inscritos. Hoje, já contamos com 162, e muitos alunos estão buscando praticar o esporte. A etapa final acontecerá do dia 9 ao 13 de julho, aqui no ginásio do 6º BEC, onde realizamos a seletiva para classificar quatro competidores em cada naipe e categoria para a fase final”, comentou.
Alunos atletas destacam a disputa de vagas para a final dos JERs
A dupla de vôlei de praia composta por Vitor Santos e Gabriel Silva, da Escola Estadual Monteiro Lobato, venceu a equipe da Escola Estadual Tancredo Neves. Eles estavam radiantes, pois já garantiram a classificação para as quartas de final.
“É só alegria; esta é a minha primeira participação em jogos escolares. A experiência é incrível e espero vencer”, afirmou Vitor.
Gabriel Silva, igualmente animado com a classificação da dupla, declarou: “É nossa primeira experiência no vôlei de praia; antes, jogávamos em quadra. A experiência é muito boa, passamos pelas oitavas de final e vamos em busca das quartas para tentar chegar à final,” disse Gabriel com determinação.
O aluno atleta do Colégio Militarizado Professor Jaceguai Reis Cunha, Francisco Daniel, estava radiante com sua vitória. Ele revelou que descobriu o badminton por meio de uma professora.
“Estou muito feliz por ter conquistado essa vitória. Foi significativo para mim. Me esforçei muito durante seis meses, que é o tempo que estou treinando, e quero sempre melhorar. É um esporte excelente, embora ainda pouco conhecido, e acredito que devemos valorizá-lo mais,” afirmou.
José Nicolas, aluno atleta de futsal da Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima, que jogou contra o Instituto Sion, manifestou boas expectativas para a próxima fase.
“Eu jogo futsal há três anos, comecei a competir em jogos escolares. No ano passado, chegamos até as quartas de final. Agora, quero superar essa fase. A meta, se Deus quiser, é ser campeão,” disse confiantemente o atleta.