Com a chegada da época natalina, os participantes dos projetos e programas da Prefeitura de Boa Vista se preparam para mais uma celebração da transformação social: o Natal da Paz 2025. Com o tema “A jornada de todos nós – Uma ópera de Natal”, eles ensaiam canto e dança para emocionar o público no dia 6 de dezembro, às 19h, no palco Aderval da Rocha Ferreira.
No Artcanto, a proposta é interpretar uma ópera natalina. Já os demais integrantes, vindos dos projetos Conviver, Cabelos de Prata, Rumo Certo, Dedo Verde, Crescer e Família que Acolhe, se apresentam por meio da dança. Mais de 1500 pessoas — entre participantes dos projetos sociais, servidores, músicos e artistas — farão parte do espetáculo.
Natal da Paz: palco para compartilhar felicidades e sonhos
Com 60 beneficiárias participando este ano, o Família que Acolhe reserva um momento especial no Natal da Paz. As mulheres sobem ao palco grávidas e acompanhadas pelos filhos. Quem conhece bem essa experiência é Maria Dinara, 27 anos, participante do FQA há seis anos.
Desde a primeira gravidez, em 2019, ela e a família são acompanhadas pelo programa. Em 2024, passou a participar do evento acompanhada dos dois filhos, de 1 e 5 anos. Em 2025, no sexto mês da nova gestação, Maria se prepara para mais uma edição do Natal da Paz.
“Foram muitas horas de preparação para apresentar o nosso melhor ao lado dos filhos. É um privilégio dividir esse momento com eles. Este ano é o mais especial da minha vida: estou grávida de uma menina e, como mãe de dois meninos, quero transmitir amor e alegria ao público”, afirmou Maria.
Thyfanny Abreu, 17 anos, atual participante do Rumo Certo, já é veterana no Natal da Paz. No estágio há dois anos, ela escolheu integrar a parte de balé do espetáculo, embora também tenha participado do coral do Artcanto. Para a jovem, o evento é uma experiência singular que a motivou a pensar em cursar uma faculdade na área das artes.
“Participo desde os 11 anos e, agora com 17, estou no penúltimo ano. Cresci com o Natal da Paz; ele se tornou muito importante para mim. Me ajudou a amadurecer, abrir caminhos e me inspirou a querer estudar teatro. Mesmo quando eu não estiver mais no palco, quero assistir e aplaudir esse trabalho”, contou.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – Os projetos e programas mantidos pela Prefeitura promovem desenvolvimento, profissionalização, educação, integração e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade na capital. Atendem desde a primeira infância até a melhor idade e atuam em áreas urbanas, rurais e indígenas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).
*Supervisionado por Shirleia Rios




