A PCRR (Polícia Civil de Roraima) iniciou nesta quinta-feira, 14, o treinamento Rotas de Liderança, que conta com a participação de delegados, chefes de núcleos da Polícia Civil, além de membros do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública.
A capacitação, promovida pelo Nupen (Núcleo de Pesquisa), é realizada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Fesp (Fundo Estadual de Segurança Pública), e seguirá até novembro.
O programa contempla oito workshops abordando temas como estilos comportamentais, comunicação assertiva, inteligência emocional, feedback e mediação de conflitos. Ao todo, quatro turmas serão treinadas, cada uma com 33 participantes, em encontros de quatro horas realizados no Sebrae Roraima.
Segundo o delegado Jimmy Santana, diretor do Departamento Administrativo da PCRR, o objetivo é ampliar a compreensão sobre a arte de liderar. “O treinamento visa proporcionar aos participantes uma reflexão maior, a prática e o aprofundamento de conhecimentos sobre a arte de liderar a si mesmo, melhorar as relações interpessoais de forma produtiva, desenvolver novos líderes e, por fim, alcançar e gerar melhores resultados para as organizações e o ambiente onde atuam”, explicou.
O diretor do Sebrae em Roraima, Emerson Baú, salientou a importância de investir nas competências de liderança. “O intuito é aprimorar as habilidades e competências das lideranças para potencializar a atuação dos líderes dentro das instituições”, destacou.
A delegada-geral Darlinda de Moura Viana frisou que a iniciativa é inédita e estratégica para a Polícia Civil. “Com essa capacitação conseguiremos avançar na gestão e liderança da Polícia Civil, organizando melhor as equipes para realizar um trabalho mais eficiente, com menor custo humano, maior eficiência e redução no tempo de resposta das nossas equipes”, ressaltou.
O delegado Herbert de Amorim Cardoso, diretor do Departamento de Narcóticos e participante da primeira turma, ressaltou o impacto prático do curso. “É fundamental aprender a transmitir uma mensagem clara aos subordinados e à sociedade, atendendo melhor a população e mostrando a relevância do serviço que oferecemos de forma qualificada”, afirmou.
A palestra de abertura, intitulada “Transforme sua reunião em algo que valha a pena”, foi conduzida pela facilitadora Taciana Rodrigues e contou com a presença de 32 lideranças. A sessão apresentou técnicas para tornar os encontros mais produtivos e estratégicos, incentivando práticas de comunicação eficaz e o engajamento das equipes.