Criada pelos estados que integram a RAI (Rotas Amazônicas Integradas), a marca Amazônia foi apresentada na sexta-feira, dia 5, durante a programação do Amazontech 2025, realizado nas instalações da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
O lançamento regional da marca ocorreu durante a apresentação do Plano Brasis 2025-2057, resultado da parceria entre o Governo de Roraima, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Essa iniciativa visa promover internacionalmente a região amazônica, conforme o Termo de Cooperação Técnica firmado em agosto de 2024, no Salão Nacional de Turismo, no Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação do titular da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Alex Ferreira, representando o Governo de Roraima; do diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito; além do superintendente do Sebrae, Emerson Baú, e do vice-reitor da UFRR, Prof. Dr. Silvestre da Nóbrega.
O compromisso da iniciativa está alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), abrangendo aspectos essenciais como biodiversidade, arte, cultura e economia da região amazônica.
A marca será lançada nacionalmente durante a Expo Abav 2025, programada para setembro, no Rio de Janeiro; evento em que o potencial turístico da Amazônia será divulgado em âmbito nacional, com o objetivo de ampliar o reconhecimento da região e sua diversidade como um produto turístico de padrão internacional.
“Já trabalhamos há quatro ou cinco anos desenvolvendo o turismo na região Norte, com todos os estados unidos pelas Rotas Amazônicas Integradas. Essa união possibilitou a criação de produtos típicos da Amazônia, como pesca esportiva, turismo de aventura e lazer”, destacou Gilvan Pereira Júnior, superintendente de Turismo de Rondônia e coordenador-geral da RAI.
Ele ressaltou que, nesta etapa em parceria com a Embratur, a intenção é promover a Amazônia de forma mais intensa, utilizando a marca que representa cada estado, destacando os membros que compõem a RAI e seus produtos para o mundo todo.
O diretor do Detur, Bruno Muniz, afirmou que a marca representa um avanço significativo para a promoção do turismo na região Norte. “Trata-se de um grande passo na integração e divulgação deste bioma tão importante para o país e o mundo, fruto do envolvimento de diversos atores, que irá projetar a Amazônia brasileira internacionalmente”, declarou o diretor.
PERSPECTIVA – A Amazônia, com sua biodiversidade exuberante e culturas vibrantes, terá seu potencial turístico ainda mais destacado com o lançamento da marca “Amazônia”. O projeto busca não apenas valorizar o turismo local em âmbito internacional, mas também dar protagonismo aos povos tradicionais, incluindo indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros.