Ipem-RR detecta materiais de construção irregulares em fiscalização realizada em Boa Vista

balanco da operacao grandes massas entrevista com ronnie lima fernando oliveira secom rr 1

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) divulgou, nesta quinta-feira, 21, os resultados da Operação Grandes Massas, realizada entre os dias 1º e 15 de agosto em estabelecimentos comerciais de Boa Vista. O relatório foi apresentado durante uma coletiva na sede do órgão estadual de fiscalização.

A operação concentrou-se em dois grupos de produtos: materiais de construção e ração animal, analisando 77 itens em seis lojas de material de construção, cinco lojas de ração animal, além de uma fábrica de ração, uma distribuidora e um atacadista.

Nas inspeções feitas nos estabelecimentos voltados a materiais de construção, quatro itens foram reprovados: argamassa, selador acrílico, massa acrílica e tinta-borracha líquida. No segmento de ração animal, não houve reprovações.

O diretor de qualidade e metrologia do Ipem-RR, Jackson Medeiros, ressaltou que a operação reforça o compromisso do órgão em garantir ao consumidor o direito de comprar produtos de qualidade e dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

“Com nosso trabalho contínuo, estamos durante todo o ano realizando verificações, campanhas e também orientações aos empresários. Graças a Deus, temos colhido bons resultados. Esses frutos destacam sempre os fabricantes e comerciantes que cumprem todos os requisitos para vender seus produtos de forma correta”, afirmou Medeiros.

O gerente de pré-medidos da instituição, Ronnie Lima, explicou que o processo de avaliação começa no estabelecimento visitado, onde é feita uma pré-avaliação. Em caso de reprovação, o produto é recolhido para perícia no laboratório do Ipem, podendo ser reprovado novamente ou aprovado para comercialização ou uso. Para essa avaliação, o órgão convida os fabricantes para participarem dos testes.

“Grandes massas são todos aqueles produtos com peso acima de quinze quilos, porque são itens que não costumam ser verificados no dia a dia. Essa operação é anual, embora não impeça fiscalizações ao longo do ano, que são mais difíceis de realizar com frequência. Aproveitamos a Operação Grandes Massas para fazer essa checagem”, esclareceu Lima sobre o nome da operação.

CANAIS DE DENÚNCIA

O Instituto de Pesos e Medidas realiza diariamente o trabalho de coibir irregularidades, proteger o consumidor e garantir a concorrência justa no mercado. Para mais informações ou denúncias, o público pode contatar a Ouvidoria do IPEM-RR pelo telefone 0800 280 9590 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rr.gov.br.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top