As seleções brasileiras masculina e feminina de goalball entram em quadra na tarde desta terça-feira (5) em busca do título do Campeonato das Américas, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A final masculina será o clássico sul-americano Brasil x Argentina, a partir das 14h30 (horário de Brasília). Na sequência, às 16h, a seleção feminina enfrenta o Canadá na disputa pelo título. A competição tem entrada gratuita e transmissão ao vivo online (on streaming) no canal YouTube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV).
Invictas, as seleções brasileiras asseguraram a classificação às finais nesta segunda (4). O time masculino se classificou pela manhã, após vencer os Estados Unidos por 14 a 4 na semifinal.
Notícias relacionadas:
- Brasil vence 4 jogos no 1º dia do Campeonato das Américas de Goalball.
- Hugo Calderano comemora título em Foz do Iguaçu, o 4º da temporada.
- Brasil vence Eslovênia e confirma bronze na Liga das Nações.
“Isso é fruto do nosso trabalho em conjunto, da nossa equipe. A gente trabalha muito, no coletivo. Amanhã vamos entrar com essa mesma paixão, essa mesma garra e determinação para buscar mais uma medalha de ouro”, garantiu Josemarcio, também conhecido como Parazinho, que marcou o último gol da semifinal.
À tarde, também houve goleada na semifinal feminina. As brasileiras superaram a Argentina com uma vitória de 10 a 2. Retornando à seleção pela primeira vez após a Paralimpíada de Tóquio (2021), a carioca Victória Nascimento celebrou a classificação.
“Voltar pra seleção é maravilhoso. Estou vivendo cada minuto como se fosse a primeira vez, como se nunca tivesse passado por isso. E estar numa final vestindo essa camisa, além de ser uma honra, é uma grande responsabilidade que, graças a Deus, estou pronta para assumir”, garantiu a atleta.
Em 2022, o Brasil conquistou pela primeira vez o título do Campeonato das Américas tanto no masculino quanto no feminino. Além de levantar a taça, a seleção campeã garante vaga no Mundial de goalball de 2026, em Hangzhou (China). O time masculino brasileiro já tem vaga garantida por ter conquistado o título mundial na última edição (2022), em Portugal, quando se tornou a única seleção de goalball tricampeã do mundo.