A DPET (Divisão de Prevenção e Educação de Trânsito) do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) reabriu suas atividades para os alunos envolvidos no projeto Jovem Condutor, em escolas da capital e do interior do Estado.
Nesta nova fase, o projeto abrange nove instituições de ensino da rede estadual e atende aproximadamente 800 alunos do ensino médio, dos segundo e terceiro anos, nos municípios de Rorainópolis, Mucajaí, Caracaraí, Pacaraima, Boa Vista, Bonfim e Cantá.
A responsável pela DPET, Ruth Prill, destacou que o projeto Jovem Condutor é uma ação significativa voltada para a formação dos cidadãos, ressaltando que a educação é fundamental para mudar comportamentos e criar um trânsito mais seguro, humano e consciente.
“Por meio deste projeto, os alunos participam de aulas específicas sobre educação para o trânsito, onde os instrutores compartilham conhecimentos sobre as regras de circulação, a importância de respeitar as leis e o papel de cada um como motorista, pedestre, ciclista, passageiro ou futuro condutor. Acreditamos que ao desenvolver a consciência desde cedo, estamos formando cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a vida”, afirmou Ruth Prill.
O projeto é uma iniciativa do Governo de Roraima, implementado pelo Detran-RR e a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto). De acordo com a Resolução nº 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os estudantes recebem aulas sobre Educação no Trânsito na própria escola onde estudam e, ao final, são isentos do pagamento da aula teórica nas autoescolas.