Após atingir uma máxima histórica, o Índice da Bolsa de Valores Brasileira (Ibovespa) encerrou a última sessão em 159.072 pontos, com alta de 0,45% e ganho superior a 700 pontos.
O índice renovou o recorde pela 29ª vez no ano e acumula uma valorização de 6,37% no mês de novembro, sendo este o melhor desempenho do ano.
Conforme especialistas, o mercado brasileiro atravessa um bom momento e os investimentos provenientes do mercado dos Estados Unidos são uma das razões. A forte valorização dos bancos, como o Itaú e o BTG, contribuíram para a manutenção da alta da bolsa, assim como as ações da Vale.
Maiores altas e quedas do Ibovespa
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
- Oi S.A. (OIBR3): +42,11%
- Karsten S.A. (CTKA3): +25,00%
Ações em queda no Ibovespa
- REAG Investimentos SA (REAG3): −20,00%
- Oranjebtc SA (OBTC3): −6,65%
O volume total negociado na B3 foi de R$ 25.209.234.719, com um total de 4.093.115 negócios efetuados.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site oficial da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios como volume e liquidez. O índice é formado por uma carteira teórica de ativos que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, com sede em São Paulo. Ela é responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em termos de infraestrutura e valor de mercado.
]]>



