HGR realiza procedimento pioneiro para evitar linfedema

HGR realiza cirurgia inedita para prevencao de linfedema Ascom Sesau 2

A saúde pública em Roraima atingiu um marco histórico com a realização da primeira cirurgia preventiva ao linfedema, condição que se caracteriza pela obstrução do sistema linfático, comum em pacientes que passam por mastectomia com remoção dos linfonodos axilares.

A cirurgia de mastectomia com esvaziamento axilar, associada à microcirurgia de anastomose linfovenosa, foi realizada no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Este procedimento é um marco, pois permite a prevenção e o tratamento do linfedema, condição que provoca inchaço, dor e limitações de mobilidade nos membros, sendo comum após cirurgias oncológicas radicais.

A técnica é especialmente recomendada para pacientes em tratamento de câncer de mama que precisam passar pela mastectomia com remoção dos linfonodos axilares. Nessas situações, há um risco aumentado de desenvolver linfedema, e a anastomose linfovenosa surge como uma alternativa para diminuir complicações e agilizar a recuperação.

“A anastomose linfovenosa já é uma técnica consolidada para a prevenção do linfedema. Realiza-se uma conexão entre o linfonodo da área de risco e vasos que se ligam ao restante do corpo, permitindo a drenagem da linfa e evitando a formação do edema, que causa perda de mobilidade, principalmente nos membros superiores”, explicou a cirurgiã oncológica Tálita Sposito.

Além da inovação, a cirurgia representa um avanço importante por estar disponível no sistema público de saúde. A expectativa é de que essa técnica possa ser ampliada para outros casos dentro do HGR, tornando-se uma alternativa de prevenção e tratamento do linfedema em diferentes tipos de cirurgia que envolvem a desconexão dos linfonodos.

“A ideia é que possamos estender esse procedimento para situações em que ocorra essa desconexão de linfonodos, entre um membro e o restante do corpo, seja ele superior ou inferior. Claro que existem alguns casos em que essa técnica é mais indicada, e este diagnóstico é feito pela equipe médica”, ressaltou a médica.

O linfedema, quando se manifesta, pode causar dor, inchaço persistente, sensação de peso, formigamento e até dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia. Graças a esse procedimento, esses riscos são consideravelmente reduzidos, permitindo que a paciente tenha uma recuperação mais tranquila e retome suas atividades com maior conforto e segurança.

“Os benefícios dessa técnica são incontáveis, pois sabemos que mulheres e homens com linfedema, seja dos membros inferiores ou superiores, sentem dor. O edema provoca desconforto, formigamento e dificulta a realização das atividades diárias, interferindo no trabalho, configurando-se como uma causa incapacitante”, destacou.

SOBRE A UNACON-RR

A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) é uma unidade credenciada pelo Ministério da Saúde que oferece tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico para pacientes maiores de 18 anos.

Conta com uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 80 profissionais e disponibiliza 32 serviços diferentes em várias especialidades, abrangendo desde tratamentos médicos até atendimento psicológico e terapêutico, atendendo todas as necessidades dos pacientes.

Em Roraima, apenas os casos que necessitam de radioterapia são encaminhados para Tratamento Fora de Domicílio. No entanto, essa realidade vai mudar com a conclusão da obra do Centro de Radioterapia de Roraima, que teve sua retomada garantida após iniciativa da Secretaria de Saúde, que em 2024 ingressou na Justiça com uma ação para que a obra fosse retomada pelo Ministério da Saúde.

A unidade, localizada no bairro Aeroporto, faz parte do complexo hospitalar do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e completa o ciclo de tratamento do câncer em Roraima.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top