Roraima ganha visibilidade nacional e internacional no Catálogo de Experiências Turísticas “Conheça o Brasil – Edição Especial COP30”. A edição estará disponível nas InfoZones distribuídas por Belém, no Espaço “Conheça o Brasil” do Ministério do Turismo, na GreenZone da COP30 e também no Portal do MTur.
A publicação apresenta o que os visitantes podem vivenciar em Roraima além das atividades da COP30 em Belém, mostrando um estado rico em roteiros e atrativos que podem ser experimentados, degustados e sentidos.
O catálogo evidencia as principais experiências para os turistas, entre elas a Rota de Observação das Aves de Roraima, que percorre as Regiões Turísticas do Extremo Norte do Brasil, Roraima e Savana Amazônica, abrangendo os municípios de Amajari, Uiramutã, Boa Vista, Cantá, Mucajaí e Caracaraí.
Também são destacados os atrativos da capital, Boa Vista — a capital do Extremo Norte do Brasil — e os pontos turísticos da Savana Amazônica, como o Parque do Rio Branco, o mirante Edileuza Lóz e a Selvinha Amazônica; Intendência; Centro de Artesanato; Orla Taumanan; Monumento aos Pioneiros; Igreja do Carmo; Prelazia; Praça do Centro Cívico (dia e noite); Praça das Águas; e o Complexo Poliesportivo Ayrton Sena, entre outros.
Não poderia faltar o maior atrativo regional: a Expedição ao Monte Roraima, uma experiência imersiva de autoconhecimento, espiritualidade e conexão com a natureza selvagem e ancestral do extremo norte do Brasil.
O Monte Roraima é um dos locais mais enigmáticos e cheios de energia do planeta, situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. A publicação também ressalta a Serra do Tepequém e a rota de etnoturismo nas comunidades indígenas Kauwê e Boca da Mata, em Pacaraima, além de Raposa I, no município de Normandia.
Para o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura do Estado de Roraima, Bruno Brito, a realização da COP30 em Belém coloca a Amazônia em destaque mundial e evidencia as melhores qualidades de Roraima. “A publicação oferece possibilidades de visitação para turistas de todo o país e do exterior, destacando o Destino Roraima como um produto turístico de grande relevância”, afirmou.
A seleção das experiências turísticas considerou um levantamento feito com as Secretarias de Turismo das unidades federativas, entidades do Conselho Nacional do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com curadoria da Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo.
A publicação reúne mais de 100 experiências criteriosamente selecionadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com o objetivo de apresentar um ecossistema turístico plural, inovador e alinhado aos pilares da cúpula climática, como conservação ambiental, justiça climática e sustentabilidade.
Com ênfase em iniciativas de ecoturismo e turismo de base comunitária, a revista valoriza o protagonismo de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e rurais na construção de vivências autênticas, transformadoras e responsáveis.



