Governo de Roraima promove a terceira entrega de damurida na Expoferr Show 2025

Entrega de damurida na Expoferr Show 2025 2

O Governo de Roraima realizará, na programação da Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima), a terceira distribuição de damurida durante o evento. Na noite de sexta-feira, dia 7, serão entregues 600 porções da tradicional iguaria de origem indígena à população.

A iniciativa é coordenada pela Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e as porções serão preparadas por um grupo de mulheres das etnias Macuxi e Wapichana. A proposta é valorizar e preservar uma das receitas mais representativas de Roraima.

O governador Antonio Denarium convidou a população para participar da degustação e destacou o êxito das edições anteriores da distribuição do prato indígena nos eventos estaduais.

“A entrega da damurida já virou tradição em nossos principais eventos — esta será a terceira edição na Expoferr Show. No ano passado distribuímos 500 porções e, neste ano, queremos superar esse número. É o Governo do Estado reconhecendo e valorizando a culinária indígena”, afirmou.

A secretária dos Povos Indígenas, Síria Mota, reforçou o convite para que a população participe da degustação e aproveite a programação dedicada à cultura e às tradições indígenas.

“Durante a Expoferr Show, a Sepi promove uma agenda especial que destaca a cultura e as tradições dos povos originários. Essa programação reafirma o compromisso da gestão em dar visibilidade à cultura e à economia indígena dentro da maior feira agropecuária de Roraima”, enfatizou.

Sepi terá programação ativa no evento

A Secretaria dos Povos Indígenas apresentará uma programação ampla voltada à cultura e às tradições dos povos originários do Estado, com foco na agricultura indígena, no artesanato e em vivências culturais.

Um dos pontos altos será a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar Indígena, que dará espaço à diversidade da produção rural das comunidades, contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A feira reunirá agricultores indígenas de diferentes regiões de Roraima, com participação de comunidades dos municípios de Boa Vista, Normandia e Pacaraima.

Serão apresentados produtos derivados da mandioca, cafés, frutas, hortaliças, entre outros. A medicina tradicional também terá espaço, com a presença de praticantes indígenas que reforçam a importância dos saberes ancestrais.

O artesanato indígena terá forte presença na Expoferr Show 2025, com exposição de peças como panelas de barro, biojoias, cestarias, trabalhos em balata e objetos com grafismos produzidos a partir do jenipapo.

Artesãos das etnias Macuxi, Wapichana, Waiwai e Taurepang participarão da mostra, vindos dos municípios de Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Além disso, a Sepi realizará pela primeira vez o Espaço Saber Fazer, que dará visibilidade à produção artesanal com demonstrações ao vivo de confecção de peças. As atividades estão previstas para ocorrer nos dois últimos dias do evento.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top