Agosto iniciou com uma excelente notícia para a educação estadual. Na sexta-feira, 1º de agosto, o Governo de Roraima empossou 96 docentes aprovados nos concursos da Educação Básica e da Educação Escolar Indígena.
Com essa nova posse, o total de professores efetivados na rede estadual chega a 1.730, resultante de 16 convocações realizadas entre os dois concursos. A alocação dos novos servidores ocorrerá nas próximas segunda, 4, e terça-feira, 5.
O governador Antonio Denarium reiterou o compromisso do Governo com os povos indígenas, mencionando a realização de um certame específico para a Educação Escolar Indígena:
“Este é o maior concurso público na história da Secretaria de Educação. Realizamos o concurso para 1.500 professores. Para os docentes indígenas, é o primeiro concurso específico e diferenciado. O Governo do Estado busca sempre respeitar a cultura, as tradições indígenas e a sua autodeterminação”, declarou.
Na sexta-feira, foram empossados nove professores aprovados no concurso específico para a Educação Escolar Indígena, em sua sexta convocação. Os profissionais atuam nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática e Pedagogia, e estarão nas escolas indígenas dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista Rural, Cantá, Amajari e Normandia.
Esse concurso diferenciado aconteceu em março de 2022, oferecendo mil vagas imediatas mais cadastro reserva. Até o momento, 764 docentes indígenas já foram empossados.
Uma das novas efetivadas é Luciane Melchior Messias, da etnia Macuxi, residente na comunidade Placa, em Normandia. Após 20 anos atuando como professora temporária, ela comemorou sua conquista:
“É extremamente gratificante, esperei por isso durante duas décadas. Sempre atuei como seletivada e agora, finalmente sou efetiva. Estou muito feliz e satisfeita.”
A Educação Básica terá nova convocação
Além disso, foram empossados 87 professores da Educação Básica, que vão fortalecer o quadro docente nas disciplinas de Artes, Geografia, História, Língua Espanhola, Educação Física e Química. Eles atuarão em escolas dos municípios de Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Amajari, Rorainópolis e Caroebe.
O concurso da Educação Básica, realizado em 2021, ofereceu 650 vagas imediatas mais cadastro reserva. Desde então, o Governo de Roraima já empossou 966 professores em uma situação inédita: um total de 11 convocações – um feito não alcançado por gestões anteriores.
Durante a cerimônia, o governador também anunciou que, após a lotação dos novos profissionais e o levantamento pela Secretaria de Educação e Desporto, ocorrerá a 12ª convocação do cadastro reserva.
Valorização com salários acima do piso nacional
O Governo de Roraima continua investindo na valorização dos profissionais da educação. Atualmente, o Estado se destaca entre os cinco do Brasil com melhores remunerações e planos de carreira para professores.
Um professor em início de carreira, com licenciatura plena e carga horária de 40 horas semanais, recebe R$ 7.700,74, um valor consideravelmente superior ao piso nacional, que é atualmente de R$ 4.867,77.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, que também participou da cerimônia de posse, ressaltou os avanços alcançados no setor:
“Chamamos 120 profissionais, e hoje 96 estão tomando posse, de acordo com os critérios do edital. A rede está contente em receber esses novos professores, que atenderão à capital, ao interior e às comunidades indígenas. Estamos reestruturando a educação em Roraima. Houve melhorias salariais, somos o quinto Estado que melhor remunera o professor e estamos regularizando as progressões horizontais e verticais.”