O Governo de Roraima promoveu, na sexta-feira, dia 14, e no sábado, dia 15, a Operação Escudo de Roraima, mobilizando mais de 300 agentes de segurança em ações integradas na capital, no interior e nas áreas de fronteira. A iniciativa teve como objetivo reforçar a proteção da população e intensificar o combate à criminalidade em todas as regiões do Estado.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a operação contou com cerca de 174 policiais e agentes de diferentes órgãos, além de 24 viaturas na capital Boa Vista. No interior do Estado, aproximadamente 203 agentes e 34 viaturas foram mobilizados, ampliando a abrangência das ações preventivas e repressivas.
A ação reuniu a Polícia Militar e a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Detran-RR, conselhos tutelares, guardas municipais e outros órgãos parceiros, atuando de forma simultânea por todo o território roraimense, com atenção especial às áreas de fronteira. Em Pacaraima, as operações concentraram-se na Balança de Fiscalização; em Bonfim, no Posto de Fiscalização da Sefaz; e em Rorainópolis, na Barreira do Jundiá.
A secretária de Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, ressaltou a articulação entre as instituições para enfrentar a criminalidade de modo planejado, eficiente e integrado.
“A Operação Escudo demonstra a resposta firme do Estado de Roraima ao crime. Estamos levando a presença das forças de segurança a todos os municípios, reforçando o sentimento de proteção da população e mostrando que estamos atentos, presentes e atuantes. Nossa prioridade é garantir a ordem, preservar vidas e fortalecer a paz social”, afirmou.
Nas duas noites de operação foram realizadas abordagens, conduções à delegacia, notificações pelo Corpo de Bombeiros Militar, prisões em flagrante e apreensões de armas.
O Detran-RR intensificou a fiscalização de veículos e motocicletas, além de aplicar testes de etilômetro. A Sejuc, por meio da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura), efetuou consultas ao sistema que resultaram na identificação de albergados em descumprimento de prisão domiciliar, enquanto as forças de segurança registraram diversas consultas de pessoas em todo o Estado.
O balanço das duas noites de operação foi:
● 2.250 pessoas abordadas, resultando em oito conduções à delegacia;
● O Corpo de Bombeiros Militar notificou 13 estabelecimentos;
● Uma prisão em flagrante e a apreensão de uma arma de fogo;
● O Detran-RR abordou 1.451 veículos, realizou 1.585 consultas, aplicou 40 autuações, efetuou 32 apreensões, registrou 787 abordagens a motocicletas e realizou 10 testes de etilômetro;
● A Dicap da Sejuc realizou 1.795 consultas e identificou seis albergados em descumprimento de prisão domiciliar;
● As forças de segurança registraram 1.736 consultas de pessoas no sistema;
● Foram realizadas 26 blitzes por todo o Estado.
O secretário adjunto da Sesp, Elan Wagner Oliveira de Souza, destacou que operações como esta serão realizadas com frequência em todo o estado.
“A população pode aguardar mais ações semelhantes e uma saturação ainda maior do Estado, coibindo todo tipo de atuação criminosa, a entrada e saída de ilícitos, e trazendo muito mais segurança para todos”, disse.




