O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), aderiu à campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, iniciativa do Governo Federal que reforça o trabalho da rede de proteção durante o período carnavalesco.
Sob a coordenação do Departamento de Proteção Social Especial, a ação traz orientações sobre prevenção e fiscalização da venda e do consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, além de alertar sobre os riscos da exploração sexual, informou a chefe da Divisão de Média Complexidade da Setrabes, Gardenya Vieira.
“Durante o Carnaval, é fundamental que pais e responsáveis mantenham vigilância sobre as crianças. Devem orientá‑las a permanecer sempre acompanhadas e a usar pulseiras com nome e contato dos responsáveis. A população precisa denunciar casos de importunação sexual. A diversão é segura quando há responsabilidade — ‘Pule, brinque e cuide’ das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que a campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.
“Trata‑se de um problema que atinge centenas de crianças e adolescentes diariamente em todo o país. Em grandes eventos, como o Carnaval, é essencial que estejamos atentos e unidos na prevenção do trabalho infantil, na repressão à venda de bebidas alcoólicas a menores e no combate à exploração sexual”, afirmou.
Durante as festividades, equipes da Setrabes, Conselhos Tutelares e demais órgãos da rede de proteção distribuirão materiais informativos e prestarão orientações diretamente às famílias, reforçando os canais de denúncia e a corresponsabilidade da população para garantir um Carnaval seguro para meninas e meninos, além de realizar mobilizações com abordagens educativas em avenidas e praças.
Programação das Ações da Campanha
CARACARAÍ – 14/02
Local: Orla Municipal de Caracaraí
Endereço: Avenida Dr. Zany – Centro
BOA VISTA – 15/02
Local: Parque Municipal Germano Augusto Sampaio
Endereço: Avenida Nazaré Filgueiras – Bairro Pintolândia
Local: Praça Fábio Marques Paracat
Endereço: Avenida Capitão Ene Garcez – bairro São Francisco
Local: Avenida Ville Roy
Endereço: Bairro Caçari
Disque 100
O canal nacional para denúncias de violações de direitos humanos é o Disque 100, serviço gratuito disponível 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.


