Nesta segunda-feira, 30, o Governo do Estado efetuou mais uma entrega do Microcrédito Empreendedor da Desenvolve Roraima, totalizando R$ 150 mil. Essa ação reafirma o compromisso com o fortalecimento da economia local e a promoção da inclusão produtiva.
No total, 25 empreendedores de diversas áreas, como alimentação, beleza, automotivo, avicultura, confecção, serviços e varejo, que atuam como MEIs (microempreendedores individuais), autônomos e microempresários, foram beneficiados.
O governador Antonio Denarium ressaltou que essa iniciativa demonstra a priorização do micro e pequeno empreendedor pelo Governo de Roraima.
“O Governo disponibiliza recursos para gerar empregos, aumentar a renda e promover o desenvolvimento do Estado. Nossa gestão está voltada ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esperamos que todos os empreendedores, ao terem acesso a esse crédito, possam proporcionar uma renda digna através de seu trabalho, beneficiando suas famílias e a economia de Roraima”, afirmou.
JUROS IDEAL
Os financiamentos oferecidos pela Desenvolve-RR possuem até dois meses de carência para o início do pagamento da primeira parcela e podem ser quitados em até 24 meses, com uma taxa de juros subsidiada pelo Governo de Roraima de apenas 1,99% ao mês.
Laís Albuquerque, uma das beneficiárias e maquiadora, compartilhou que os recursos a ajudarão a investir na estrutura de seu negócio.
“As taxas de juros são excelentes, melhores que as dos bancos, e ajudam muito nós empreendedores. Estou muito feliz por ter sido contemplada, pois em breve faremos a fachada da loja, transitando do online para o físico. Agradeço pela oportunidade de impulsionar meu pequeno negócio; realmente, essa ajuda é fundamental. Sem dúvida, foi a melhor decisão que tomei”, disse.
Walter Coelho Filho, um empreendedor de Mucajaí e proprietário de uma pizzaria há seis anos, usará o crédito para fortalecer o capital de giro do seu negócio.
“Trabalho com a Desenvolve há três anos, e o que me motiva novamente são as condições vantajosas com juros acessíveis. Esse recurso nos permite trabalhar com tranquilidade e quitar rapidamente. Com isso, conseguimos manter um estoque, o que é maravilhoso para o negócio”, agradeceu.
A liberação do microcrédito está condicionada à capacitação e uso responsável do recurso.
Além do dinheiro, os empreendedores beneficiados recebem cursos de capacitação em gestão financeira e uso consciente do microcrédito, em parceria com o Sebrae.
Para microempresas, os financiamentos ainda contam com a garantia do Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) do Sebrae, o que amplia o acesso ao crédito e traz mais segurança para o desenvolvimento dos negócios.
Adailton Fernandes, presidente da Desenvolve-RR, ressaltou a relevância dessa ação para a economia local. “É uma oportunidade estratégica para transformar Roraima, gerando empregos, renda e desenvolvimento. O trabalho em conjunto com o Sebrae tem sido eficaz: realizamos treinamentos para empreendedores e promovemos uma educação financeira que capacita para um uso consciente dos recursos”, afirmou.
Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae-RR, destacou a importância da parceria com o Governo na preparação e acompanhamento dos empreendedores.
“O Sebrae auxilia na preparação dos empreendedores para a fase de obtenção de crédito e realiza um acompanhamento pós-crédito. Além disso, fortalecemos o crédito junto à Desenvolve, pois contamos com o Fundo de Aval, que facilita o acesso ao crédito para aqueles que enfrentam dificuldades em oferecer garantias. Essa parceria com o Governo do Estado é essencial”, ressaltou.