Skip to content

Governo de Roraima entrega sementes de capim para produtores afetados por estiagem

O Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), realizou nesta quarta-feira, 11, a ação “Semente da Esperança”, em Mucajaí. A entrega de 1,9 mil sacas de sementes de capim foi realizada para recuperar pastagens de produtores de agricultura familiar e familiar indígena das Vilas Samaúma, Nova, da Penha e do Apiaú, afetados pelos efeitos da forte estiagem que atingiu Roraima no início deste ano.

governo de roraima entrega sementes de capim para produtores afetados por estiagem 1

Cada produtor incluído no programa emergencial recebeu duas sacas de sementes de capim Brachiaria Brizantha cv. Marandu. Durante a ação conjunta, os produtores também tiveram acesso a uma série de serviços importantes, como informações sobre as inscrições no Projeto de Grãos 2025 e no Programa Roraima Mais Leite, emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), orientações sobre crédito rural e esclarecimentos sobre outros projetos governamentais.

Com a implementação das ações emergenciais e a entrega de sementes, o Governo de Roraima quer minimizar os impactos da crise e dar aos produtores a capacidade de se restabelecerem. “Sabemos que este é um momento delicado, mas estamos empenhados em dar o suporte necessário para que os pecuaristas e agricultores familiares de Roraima possam voltar a produzir com segurança e qualidade”, afirmou o governador Antonio Denarium.

Produtores rurais agradecem o apoio

Os produtores beneficiados expressaram reconhecimento e agradecimentos pela ação. Rosilene Beserra, produtora na Vila Nova, no município de Mucajaí, enfatizou a importância do apoio recebido. “Representa muita coisa, porque estamos sem pastagem e sem dinheiro para comprar sementes. Já recebi a semente, meu marido plantou, e já está nascendo. Isso nos ajuda a continuar com o gado e o plantio de mandioca, milho e feijão”, explicou.

Já o produtor rural da Vila Samaúma, Salvino Mendes, também agradeceu pela iniciativa do governo e as demais ações em benefício do setor. “O Governo de Roraima, junto com o Iater e a Aderr, está trazendo o projeto do cacau clonado, que vai melhorar a vida de muitos pequenos agricultores da nossa região. Isso é um grande desenvolvimento para nosso povo após esse período de estiagem”, afirmou.

Programa Emergencial e apoio contínuo

No início de 2024, Roraima enfrentou uma das mais severas estiagens da história, levando a queimadas intensas em diversas regiões e empobrecimento dos solos. A chegada do período chuvoso trouxe a infestação da praga das lagartas. O impacto sobre a pecuária familiar foi massivo, resultando em perda significativa de áreas de pasto e a morte de muitos rebanhos, especialmente daqueles pertencentes à agricultura familiar e indígena.

Em resposta a crise, o Governo de Roraima decretou situação de emergência nos municípios mais afetados – Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã – e deu início ao Programa Emergencial de Apoio à Pecuária Familiar, para reduzir esses danos.

Dentre as ações emergenciais, destacam-se a disponibilização de créditos rurais de até R$ 5 mil pela Desenvolve Roraima, a agência de fomento do estado, com condições especiais: o produtor terá dois anos para quitar o valor em cota única, e aqueles que pagarem dentro desse prazo receberão um subsídio de 50%, ou seja, pagarão apenas R$ 2.500.

Como parte dessas medidas, o Governo de Roraima também lançou o Programa de Gradagem, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que fornece grades aradoras para recuperação de áreas de pastagem degradadas, e a doação de 5 mil sacas de sementes de capim Brachiaria Brizantha cv. Marandu.

Durante o evento, o presidente do Iater, Marcelo Pereira, destacou a relevância dessa parceria com as demais instituições da rota do agro para levar ao produtor uma oferta de serviços e produtos que possa minimizar os impactos dos prejuízos causados pelo ataque da lagarta, que devastou as pastagens.

“Com a oferta de serviços, sementes e crédito, esse produtor pode recuperar a pastagem e, automaticamente, sua atividade pecuária. Além disso, ele pode potencializar outras atividades apoiadas pelo governo, como os projetos de grãos, cacau e da bacia leiteira, que estão se estabelecendo em nosso estado”, pontuou.

Fonte: Governo RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top