Governo de Roraima distribui barcos, casas de farinha e chocadeiras para comunidades indígenas da capital e do interior

entrega barcos casas de farinha e chocadeiras para comunidades indigenas da capital einterior 13

O Governo de Roraima promoveu nesta terça-feira, 5, mais uma iniciativa para fortalecer a autonomia produtiva, logística e alimentar das comunidades indígenas, com a entrega de 25 embarcações equipadas com motores e remos, 15 kits completos de casas de farinha e nove chocadeiras elétricas. Todo o investimento foi realizado com recursos provenientes exclusivamente do Tesouro Estadual.

Essa ação do Governo beneficia diretamente 649 famílias, totalizando mais de 3.200 pessoas das comunidades indígenas situadas nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

“Esta é mais uma entrega do Governo de Roraima. Hoje, com o apoio das nossas bancadas parlamentares e recursos próprios, estamos distribuindo barcos, motores, casas de farinha, chocadeiras e muito mais. São iniciativas que valorizam a agricultura familiar, especialmente a indígena, causando impacto direto na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida”, declarou o governador Antonio Denarium.

Essa ação faz parte de três projetos do Governo do Estado conduzidos pela Sepi (Secretaria Estadual dos Povos Indígenas): o Kanau (embarcações), o Ke’se (casas de farinha) e o Kariu’wána (chocadeiras), todos direcionados ao incentivo da produção sustentável nas comunidades.

Para o líder indígena Ricardo Palimitheli, da comunidade Mahelepi, em Alto Alegre, essa iniciativa significa reconhecimento das realidades locais, e os equipamentos terão um impacto direto na vida escolar das crianças que vivem em áreas afastadas.

“O Governo está pensando nas nossas crianças. Onde as escolas são distantes, elas precisam de transporte. Agora estamos recebendo esse barco, e fico muito feliz porque ele vai melhorar o nosso futuro. A nossa comunidade fica a três dias de viagem. É um gesto importante que mostra que o governador compreende nossa realidade”, declarou Ricardo.

A tuxaua Floracy da Silva, da comunidade Milagre, no município de Normandia, destacou que as chocadeiras vão proporcionar novas possibilidades de renda para os jovens da comunidade.

“Achei maravilhoso. Apenas a entrega das chocadeiras já representa um benefício muito grande. A nossa preocupação é gerar oportunidades dentro da comunidade, para que os jovens não precisem migrar para as cidades. Estamos nos organizando para produzir nossos próprios ovos e garantir renda para as famílias. Sou muito grata ao governador. Que Deus continue abençoando sua vida e que ele mantenha esse olhar cuidadoso para as pequenas comunidades, como tem feito”, afirmou.

A secretária Síria Mota, da Sepi, ressaltou a participação ativa do Governo junto às comunidades indígenas. “Essa entrega demonstra um olhar sensível e prático da gestão estadual. O governador Antonio Denarium acredita nos povos indígenas, valoriza seu trabalho e fortalece a geração de renda por meio de ações concretas. Estamos chegando hoje a comunidades que nunca haviam sido atendidas antes. A presença do Estado é fundamental”, disse.

PROJETOS EM ANDAMENTO

Além das entregas, a Sepi vem conduzindo diversas ações integradas com outros órgãos estaduais, como o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), para fortalecer a produção agrícola nas comunidades.

Atualmente, já existem 154 polos de plantio de mandioca com áreas mecanizadas, 125 polos de produção de aves com distribuição de 25 mil frangos e ração, além de 1.800 hectares cultivados com feijão e milho. Também foi iniciado o cultivo de cacau no sul do Estado, com articulações para incluir o café como nova frente produtiva.

Recentemente, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e em parceria com cooperativas, o Governo entregou 14 caminhões destinados ao escoamento da produção indígena.

“É um trabalho constante de fortalecimento, focado na segurança alimentar e no desenvolvimento das comunidades. Estamos investindo em tecnologia, logística e inclusão produtiva”, reforçou Síria.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top