O Governo de Roraima anunciou nesta sexta-feira, 29, a entrega de quatro novas viaturas ao Programa Ronda AME Maria da Penha da Polícia Militar. A solenidade foi realizada na lateral do Palácio Senador Hélio Campos, simbolizando o fortalecimento das iniciativas de combate à violência doméstica e familiar no Estado. Em seis anos, o Executivo já distribuiu mais de 500 viaturas para todas as forças de segurança.
Esses novos veículos foram adquiridos por meio de convênio com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com um investimento total de R$ 536 mil. Ao todo, o projeto inclui oito viaturas, sendo que outras quatro picapes serão entregues em breve.
O governador Antonio Denarium destacou que a presença das forças de segurança é constante em todas as regiões do Estado, evidenciando o compromisso do Governo em ampliar a proteção das mulheres através de medidas concretas e estruturadas.
“O Governo do Estado valoriza a proteção das mulheres de Roraima com viaturas especializadas e equipes técnicas da Polícia Militar. Conseguimos atuar tanto em situações emergenciais quanto em atendimentos preventivos diários. Essas viaturas vêm para fortalecer ainda mais essa ação e são identificadas exclusivamente para atender às mulheres do nosso Estado”, afirmou.
A secretária da Sesp (Secretaria da Segurança Pública), Carla Rodrigues, enfatizou que o combate à violência contra a mulher é uma prioridade constante, que se intensifica no mês de agosto com a campanha nacional.
“O governador Antonio Denarium tem aumentado a segurança, tanto na capital quanto no interior, com viaturas, equipamentos e treinamentos. No mês do Agosto Lilás e com a Operação Shamar, ampliamos as ações de conscientização, mas esse trabalho ocorre ao longo de todo o ano”, destacou.
Ela também mencionou que as forças de segurança agem na prevenção, repressão e no empoderamento feminino, para que as mulheres se sintam encorajadas a denunciar. “Hoje temos a Patrulha Maria da Penha em diversos municípios, garantindo atendimento também fora da capital. Amanhã vamos encerrar a programação com a Corrida Agosto Lilás, mobilizando toda a população de Roraima contra a violência doméstica”, completou.
O comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Lopes, ressaltou que os avanços na segurança pública são frutos do apoio do Governo do Estado e da confiança da população. Ele lembrou que Roraima se firmou como referência nacional na redução de crimes violentos intencionais.
“O Governo do Estado está totalmente comprometido com a segurança pública. Roraima é destaque nacional: somos o primeiro Estado na redução de crimes violentos intencionais, com queda de 37%. A polícia está presente nas ruas, comércio, escolas e junto à sociedade, graças ao empenho do Governo que garante logística, treinamento e estrutura”, ressaltou.
Ronda AME Maria da Penha
Criado em março de 2024, o programa objetiva oferecer proteção, acolhimento e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. Já está presente em Boa Vista, Bonfim, Rorainópolis e São Luiz do Anauá, com implantação em andamento em Pacaraima e Caracaraí.
Coordenado pela COPCDH (Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) da PMRR, o programa integra ações de prevenção, atendimento especializado e acompanhamento das vítimas.
As viaturas estarão disponíveis para as mulheres vítimas de violência doméstica, prontas para atender qualquer diligência necessária, inclusive em parceria com a Casa da Mulher Brasileira.
A subtenente Sisley Bezerra Picanço, responsável pelo Programa Ronda AME, explicou que a iniciativa atua em três frentes principais: atendimento de ocorrências acionadas pelo 190, ações educativas e visitas solidárias às mulheres que já sofreram violência.
“O Ronda AME Maria da Penha é acionado muitas vezes pela própria vítima, mas também por vizinhos ou familiares que presenciam a violência. Além disso, realizamos palestras e capacitações em escolas, orientando sobre os tipos de violência, o ciclo da violência e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha. Também fazemos visitas solidárias às mulheres já atendidas, oferecendo orientações e reforçando a rede de apoio”, explicou.
Ela enfatizou ainda a importância das novas viaturas entregues pelo Governo, ressaltando o impacto direto na proteção das mulheres e ampliação das ações da polícia. “Trabalhamos de forma humanizada, pois sabemos que a violência contra a mulher afeta também os filhos e toda a comunidade. Esse investimento do Governo fortalece não só a polícia, mas toda a sociedade”, reafirmou.
Entre 2024 e 2025, o Ronda AME atendeu 6.594 chamadas pelo 190, registrou 3.376 boletins de ocorrência, realizou 1.608 visitas solidárias e alcançou 9.577 pessoas em palestras educativas.
Parceria com o Legislativo
Na cerimônia, foi assinado o termo de comodato para cessão da área onde funcionará a nova sede da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário e o Pelotão Tático Ostensivo Rodoviário da PMRR, resultado da parceria do Governo com a Câmara de Vereadores de Boa Vista.
A vereadora de Boa Vista, Jeu Nunes, destacou a importância do fortalecimento das políticas de proteção às mulheres e ressaltou o impacto das novas viaturas na ampliação da rede de segurança do Estado. “Como mulher, sabemos a importância de estarmos unidas em defesa de outras mulheres. Esse fortalecimento, com mais viaturas nas ruas, significa mais segurança”, afirmou.
A vereadora Pastora Carla Messias destacou que a entrega das novas viaturas representa mais do que um simples reforço da frota, simbolizando cuidado e acolhimento às mulheres roraimenses. “Não é apenas a entrega de quatro viaturas, mas o oferecimento de mais acolhimento e proteção para todas as mulheres do nosso Estado”, declarou.
O defensor-geral do Estado, Oleno Matos, parabenizou o Governo pela entrega das viaturas e destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança e o sistema de justiça no enfrentamento da violência doméstica. “É importante lembrar que os números em Roraima ainda são altos porque hoje as mulheres têm coragem de denunciar, revelando uma demanda antes invisível. A cada dia estamos conseguindo enfrentar e reduzir esses índices”, ressaltou.