O Governo de Roraima convocou mais 120 professores aprovados em concursos públicos da Educação. O anúncio ocorreu na última quinta-feira, 3, pelo governador Antonio Denarium em uma publicação nas redes sociais.
“A educação em Roraima é tratada com seriedade. Assinei o decreto que convoca mais 120 professores para atuar na capital, no interior e nas comunidades indígenas. Este é o compromisso do Governo com a valorização da educação”, afirmou o governador.
Dos 120 convocados, 13 atuarão em escolas estaduais indígenas. Esses professores foram aprovados no concurso da carreira de Magistério da Educação Indígena, enquanto os restantes pertencem ao Concurso da Educação Básica.
Decretos de nomeação já foram publicados
Os decretos de convocação Nº 1066-P e Nº 1067-P foram publicados no Diário Oficial do Estado Nº 4955, de 02 de julho de 2025, e estão disponíveis para consulta no site da Imprensa Oficial.
Esta é a 11ª convocação de professores do concurso da Educação Básica, abrangendo docentes de Educação Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Química e Artes, para atuar em escolas da capital e interior.
Além disso, é a 6ª convocação para o Magistério Indígena, com a chamada de profissionais nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática e Pedagogia para atuar em escolas localizadas em comunidades indígenas.
Até o momento, o Governo de Roraima já empossou 1.634 novos professores, somando os dois concursos e reforçando o quadro efetivo de docentes do Estado. O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, ressaltou que a previsão é que os novos professores iniciem o segundo semestre letivo nas salas de aula.
“Estamos fortalecendo a educação em Roraima e valorizando aqueles que passaram no concurso, realizando mais uma chamada. Este ano, os professores já iniciarão suas atividades, e damos as boas-vindas aos novos que se integrarão à Secretaria de Educação, sendo 13 para a educação indígena e os demais para a capital e interior”, destacou.
O secretário ainda mencionou que até o final do ano pode haver mais uma convocação. “A nossa meta é realizar mais uma chamada até o final do ano, conforme as necessidades da Secretaria de Educação. A valorização da educação em Roraima é um compromisso do nosso governador, Antonio Denarium”, concluiu.
Após a publicação do decreto de convocação no Diário Oficial do Estado, a Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração) publicará um edital com o cronograma para a entrega de documentos e a data da posse.
Sobre os Concursos
O concurso público para contratação de professores da Carreira do Magistério da Educação Básica foi realizado em outubro de 2021 e contou com 8.231 candidatos inscritos. O certame ofereceu 650 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, com 879 professores empossados até agora em 10 convocações.
Por sua vez, o concurso específico para a Educação Indígena ocorreu em março de 2022, com 1.000 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, atraindo 2.707 inscritos. Até o momento, já foram empossados 755 professores em cinco convocações.