A manhã desta sexta-feira, 26, marcou um momento histórico para a educação em Roraima com o lançamento oficial do Guia de Sinais Regionais em Libras para o Estado, voltado para a valorização da identidade da comunidade surda. O evento aconteceu no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e reuniu representantes da comunidade surda, órgãos governamentais e não governamentais, gestores escolares, professores, intérpretes e acadêmicos.
O guia é resultado de um trabalho coletivo do CAS/RR (Centro Estadual de Atendimento às Pessoas com Surdez), em parceria com a assessoria de comunicação da Seed, instrutores surdos e professores. O material registra sinais regionais em Libras (Língua Brasileira de Sinais), ampliando o acesso da comunidade surda ao contexto sociocultural de Roraima e fortalecendo as políticas de educação inclusiva no estado.
A Secretaria promoveu uma semana inteira de atividades em comemoração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A programação contemplou apresentações, debates e exposições em diversas escolas da capital, do interior e em comunidades indígenas.
Na solenidade, a secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, ressaltou a importância do material.
“Este guia vai nos ajudar a aprender essa língua tão importante para a inclusão. A Secretaria de Educação está muito feliz”, disse.
Uma celebração da diversidade
A cerimônia de abertura contou com a apresentação cultural “As Diferenças”, conduzida por Michael Gerônimo de Araújo, que emocionou o público ao reforçar a necessidade de respeito à diversidade e de convivência respeitosa.
A Chefe da Divisão de Educação Especial da Seed, Helen Jane Feijó, afirmou que o Guia Regional em Libras representa um recurso relevante para a inclusão de pessoas surdas na região.
“O guia foi elaborado por meio de um processo colaborativo no CAS/RR, no qual servidores surdos trabalharam conosco ao longo de um ano. Eles buscaram compreender nossas demandas e identificaram a importância de nomear pontos turísticos e instituições em Libras. Isso torna o processo altamente inclusivo, pois permite que as pessoas surdas sintam-se parte do espaço comum”, declarou.
O papel do CAS/RR
Criado em 2008, o CAS/RR atende atualmente 58 estudantes surdos e com deficiência auditiva, sendo 41 na capital e 17 distribuídos por 11 municípios do interior. O centro presta apoio pedagógico, forma professores e contribui para o fortalecimento da aprendizagem e da inclusão dos alunos.
Durante a programação, o professor Erick Fabiano Chagas, diretor da unidade, apresentou a trajetória do CAS/RR e realizou uma homenagem à Vepema (Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas), parceira essencial em iniciativas que ampliam a inclusão e a acessibilidade no estado.
“Após sermos contemplados pela Vepema, adquirimos todos os materiais necessários e iniciamos a criação do guia. Reunimos nossos professores dos centros e, juntos, definimos o escopo do projeto: um guia que abordasse diferentes segmentos em Libras, para ser compartilhado em todo o Estado. Hoje, lançamos com muita satisfação a primeira edição desse guia, fruto do nosso trabalho conjunto e dedicação”, destacou.
O material será distribuído em escolas e instituições parceiras e também está disponível em formato digital para qualquer pessoa interessada, clicando aqui, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e o reconhecimento da Libras regional.
Setembro Verde em Roraima
A programação da Seed incluiu ainda o Workshop “Incluir é respeitar as diferenças”, realizado na quinta-feira (25), com exposição de trabalhos de centros especializados que atendem estudantes do AEE (Atendimento Educacional Especializado). O encontro reuniu gestores escolares, professores e profissionais da rede estadual para debater avanços e desafios da educação inclusiva.
Na programação foram exibidos curtas-metragens e depoimentos inspiradores de estudantes, como Alejandro Sobral Freitas, aluno com Transtorno do Espectro Autista da Escola Estadual Raimunda Nonato de Freitas e protagonista do filme “A Lenda da Rufina”; e Raizimar Carmem, estudante com deficiência visual da Escola Estadual Professora Antônia Coelho de Lucena, idealizadora do projeto Roraima Sensorial.
Atualmente, a rede estadual de ensino registra 2.318 estudantes matriculados na educação especial, dos quais 1.045 recebem apoio especializado em 63 salas de recursos multifuncionais distribuídas pela capital, interior e comunidades indígenas.
A Seed mantém centros de atendimento educacional especializados e investe na contratação de intérpretes de Libras, cuidadores, professores auxiliares e na formação continuada dos profissionais da educação.