Skip to content

Governo de Roraima abre três Centros de Inovação para reforçar a educação híbrida na rede estadual.

Inauguracao de Nucleos de Inovacao Ascom Seed 2

O Governo de Roraima inaugurou nesta quarta-feira, 23, três Núcleos de Inovação da RIEH (Rede de Inovação para Educação Híbrida). Esta ação faz parte da Política Nacional do Ensino Médio e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, promovidos pelo Ministério da Educação, em colaboração com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Até o momento, 24 unidades federativas já se juntaram à RIEH, que se concentra na fase do Ensino Médio.

Em Roraima, os três núcleos são administrados e foram instalados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em locais estratégicos: dois no CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima) e um no Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação). O investimento por parte do estado para a adequação dos espaços totalizou R$ 770.817,40.

A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira, 23, no Ceforr, contando com a presença de representantes do MEC e autoridades estaduais.

Cada núcleo está equipado com 32 dispositivos de alta tecnologia, incluindo câmeras robóticas, TVs LED com função de lousa, estrutura para cenário com chroma key, softwares de edição, mesas de som digitais, microfones sem fio e caixas de retorno. Os materiais foram fornecidos pelo MEC.

Durante a cerimônia, a coordenadora de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, destacou que os núcleos ampliam as chances de inovação no trabalho docente, sem substituir o papel do professor.

“Acima de tudo, precisamos lembrar sempre: o professor é insubstituível. Esses ambientes permitem que ele elabore aulas mais atraentes, registre conteúdos e interaja com colegas de outras regiões. A tecnologia serve para enriquecer o processo educacional, não para afastar o educador”, destacou.

Núcleos têm papel estratégico na modernização do ensino em Roraima

A coordenadora do MEC enfatizou que os núcleos são um progresso real na política pública, em direção a escolas mais conectadas aos desafios contemporâneos da aprendizagem. “Ao investirmos em tecnologia voltada para a educação, nosso compromisso é claro: garantir equidade, qualidade e protagonismo para alunos e educadores. Em um estado como Roraima, com realidades diversas e desafios territoriais, esses espaços tornam-se ainda mais pertinentes, pois possibilitam a produção local de conteúdos, respeitando os contextos culturais e fortalecendo a autonomia pedagógica dos professores”, destacou Valdirene.

O secretário estadual de Educação, Mikael Cury-Rad, reafirmou a importância dos núcleos como aliados na sala de aula convencional. “Esses espaços foram concebidos como uma ferramenta adicional para os nossos professores. Trata-se de equipamentos modernos que possibilitam uma comunicação mais visual e envolvente com os alunos, inclusive para que os próprios estudantes possam utilizar em projetos e produções de conteúdo”, explicou.

A proposta da Rede de Inovação para Educação Híbrida visa criar um ecossistema educacional que combine o ensino presencial com atividades remotas mediadas por tecnologia. Os núcleos são locais preparados para apoiar esse modelo, focando na produção de conteúdos multimídia adaptáveis aos diferentes contextos educacionais do país.

O coordenador estadual da RIEH, Samuel Castro, considerou a inauguração um ponto de Virada para a rede pública de ensino de Roraima, não apenas pela estrutura tecnológica proporcionada pelos núcleos, mas pela alteração de mentalidade que eles promovem.

Para Castro, os Núcleos de Inovação representam uma nova fase para a educação em Roraima, na qual o digital e o presencial não competem, mas se complementam para intensificar o aprendizado.

“Vamos alcançar áreas que antes eram mais desafiadoras, promovendo material de qualidade, metodologias inovadoras e, acima de tudo, valorizando o trabalho do professor. Temos uma rede ampla e com realidades distintas. Os núcleos oferecem uma solução concreta para a criação de conteúdos pedagógicos de qualidade, especialmente para a recomposição da aprendizagem. Além disso, incentivam um novo ânimo entre os educadores, que terão acesso a recursos que qualificarão seu trabalho”, avaliou.

DADOS

Atualmente, Roraima possui 370 escolas e mais de 79 mil alunos na rede estadual. Dentre essas, 251 são escolas indígenas, atendendo 19.258 estudantes, e 119 são escolas não indígenas, com 59.931 alunos. Com a inauguração dos núcleos, espera-se aumentar o acesso à inovação pedagógica e à tecnologia educacional de maneira mais equitativa.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top