O Governo do Estado inaugurou neste sábado, 16, a construção da estrada vicinal “Alagadiço” no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, situado na região do Truaru, zona rural do município de Boa Vista.
A estrada vicinal possui extensão de 6,3 quilômetros e foi revestida com material primário ao longo de toda a sua extensão, incluindo a instalação de bueiros. Essa via beneficiará os colonos da região, assegurando mobilidade e facilitando o escoamento da produção agrícola.
O investimento para a implantação da vicinal foi de R$1,2 milhão, recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Mota.
“Com emenda do deputado federal Gabriel Mota, recuperamos e implantamos a vicinal “Alagadiço”. Esta obra conta com infraestrutura completa, melhorando a trafegabilidade e garantindo segurança no acesso a serviços e no transporte da produção agropecuária”, destacou o governador Antonio Denarium.
O deputado federal Gabriel Mota ressaltou a relevância dos investimentos em infraestrutura rodoviária para o setor produtivo.
“Estamos inaugurando hoje a vicinal “Alagadiço”. Nos próximos meses outras vicinais serão entregues. É uma grande satisfação, pois o produtor deseja uma estrada de qualidade e pontes para escoar os produtos. Aqui há grande produção de soja, gado, melancia e melão. Portanto, para nós, a implantação da vicinal é a concretização de um sonho. Cerca de 80% dos nossos recursos são destinados ao campo, trazendo investimentos para melhorar a qualidade de vida dos produtores”, ressaltou Gabriel Mota.
O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, falou sobre o empenho do Governo na recuperação da malha viária estadual e a importância das obras para a população.
“Já recuperamos mais de 5 mil quilômetros de estradas e reconstruímos mais de mil pontes em todo o Estado. Hoje estamos aqui com a comunidade entregando esta obra fundamental para os agricultores que enfrentavam dificuldades de acessibilidade e escoamento. Nesta região há produção de macaxeira, abóbora, mandioca e farinha. As pessoas precisavam escoar esses produtos, e a estrada era um grande obstáculo. Agora esse problema está resolvido. Nosso trabalho é este: fomentar e oferecer infraestrutura para garantir a produção agrícola e o desenvolvimento de Roraima”, afirmou Edilson Damião.
Agricultores ressaltam a importância da obra
A presidente da Coopermai (Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independentes), Lucilene Silva, afirmou que a implantação da vicinal representa uma grande conquista para os produtores locais.
“Existem produtores que residem no final da vicinal, e enfrentávamos grandes dificuldades todos os invernos para transportar a produção até a sede da Cooperativa para o escoamento em Boa Vista. Às vezes, era necessário o uso de trator para retirar os produtos. Hoje podemos levar insumos até eles e buscar a produção. É como se trouxéssemos independência a esses agricultores que vivem nesta vicinal”, declarou.
O agricultor Manoel Ferreira dos Santos, que mora na região há cerca de 18 anos e cultiva banana, macaxeira, feijão, batata e pimenta, destacou a importância da obra para a distribuição da produção e o deslocamento seguro.
“Para mim, foi a melhor obra realizada, pois não existia estrada nem acesso adequado. Agora posso escoar meus produtos e transportar minha família com mais facilidade quando necessário. Agradeço imensamente o trabalho do governador e do deputado”, afirmou.
Rede do Bem e Feirinha da Agricultura Familiar
Durante a inauguração da vicinal, o Governo também entregou 200 redes e mosquiteiros a famílias de baixa renda do P. A. Nova Amazônia e de outras localidades da região do Truaru. Essa ação faz parte do Programa Rede do Bem, da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).
Outra iniciativa realizada na região neste sábado foi a Feirinha da Agricultura Familiar, organizada pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que realizou busca ativa pelos produtores locais para promover a comercialização dos produtos.
Foram vendidos derivados de milho dos produtores do Projeto de Grãos, laticínios dos produtores do Programa Roraima mais Leite, além de hortaliças cultivadas na região.
O diretor-presidente do Iater, Marcelo Pereira, ressaltou o trabalho do Instituto para fortalecer a cadeia produtiva.
“A feira do Iater, realizada em parceria com outras instituições, é uma realidade para a agricultura familiar. Estamos criando este espaço para que os produtores possam comercializar seus produtos e dinamizar a economia local. O objetivo é fortalecer o produtor desde a produção até a comercialização”, destacou.