Em 2025, a Prefeitura de Boa Vista divulgou um balanço positivo que evidencia a atenção com a cidade e seus moradores. Pelo trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Conservação Pública (SMCP), o ano foi marcado por iniciativas que mudaram a rotina da população, com ruas mais limpas, espaços públicos recuperados, ações de prevenção a alagamentos e mais segurança nos bairros.
Segundo o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima, cada intervenção realizada reafirmou o compromisso da gestão em promover qualidade de vida, bem-estar e uma Boa Vista cada vez mais organizada e acolhedora.
“Em 2025 nosso objetivo foi manter a cidade funcionando bem todos os dias. Atuamos de forma preventiva na drenagem, intensificamos a limpeza urbana, preservamos rios, praias e praças e avançamos na iluminação pública. São medidas que impactam o cotidiano, oferecendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para quem mora em Boa Vista”, destacou o secretário.
Prevenção de alagamentos
Entre os serviços realizados em 2025, a prevenção de alagamentos se destacou como uma das principais frentes de atuação. Ao longo do ano foram feitos quase 4 mil serviços de limpeza, além da solução de pontos críticos de alagamentos com a instalação de sistemas de drenagem em vários locais da capital.
As equipes realizaram a limpeza de cerca de quatro mil bocas de lobo. De acordo com o secretário Daniel Lima, a ação preventiva melhorou o escoamento das águas pluviais e contribuiu de forma significativa para a redução dos locais críticos de alagamento.
“Mantivemos a prevenção de alagamentos de forma contínua durante todo o ano de 2025, atuando preventivamente nas bocas de lobo e nas redes de drenagem, garantindo mais segurança à população, especialmente no período das chuvas”, ressaltou.
Combate ao descarte irregular de lixo
O enfrentamento ao descarte irregular de resíduos também foi prioridade da SMCP. Entre janeiro e novembro, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo foram removidas de 164 pontos viciosos espalhados pela cidade.
Para sensibilizar a população e reduzir os impactos ambientais e sociais, a prefeitura instalou 133 placas educativas em locais críticos e planeja ampliar essa ação em 2026, conforme a necessidade.
Limpeza dos rios e praias da capital
A limpeza dos rios e das praias urbanas recebeu atenção constante ao longo de todo o ano. Pela coleta fluvial, cerca de 380 kg de resíduos foram recolhidos diariamente dos cursos d’água.
Nas praias da cidade, a média semanal chegou a 2.900 kg de lixo recolhido, principalmente após os finais de semana, preservando o meio ambiente e a paisagem natural. Todo o material coletado teve destinação adequada, conforme o cronograma da secretaria.
Revitalização das praças
A recuperação de espaços públicos e das Selvinhas da Amazônia também foi um destaque em 2025. Mais de 68 praças distribuídas pelos bairros de Boa Vista passaram por serviços de manutenção que incluíram pintura, restauração de brinquedos e muretas, reparos em calçadas e alambrados, pavimentação com paver, instalação de meios-fios e trabalhos de paisagismo. As intervenções fortaleceram os espaços de lazer, convivência social e de prática de atividades físicas.
Iluminação pública em LED
Outro ponto de destaque foi o avanço na iluminação pública. Boa Vista consolidou-se como uma das primeiras capitais do país a atingir 100% da iluminação pública em LED. Em 2025, a Avenida Brasil (BR-174) recebeu mais de 9 km de iluminação no trecho entre o Hospital da Criança Santo Antônio e o Anel Viário. A tecnologia LED oferece maior eficiência energética, maior durabilidade e melhor qualidade luminosa, além de reduzir os custos de manutenção.




