Um gesto de gentileza iluminou as avenidas de Boa Vista nesta sexta-feira, 30. Servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) vestiram branco e saíram às ruas para um encontro com a população, distribuindo rosas, mensagens de esperança e mudas do Programa Dedo Verde.

A ação, realizada na Av. Major Williams e no cruzamento das avenidas Capitão Ene Garcez com Brigadeiro Eduardo Gomes e Jaime Brasil, teve como objetivo sensibilizar sobre a importância de priorizar o bem-estar emocional. Integrante da campanha Janeiro Branco, a iniciativa levou uma mensagem simples e poderosa: “Um gesto de cuidado pode mudar o dia”.

Segundo a secretária adjunta da SEMADS, Amanda Rosas, a ação foi idealizada para marcar o início do ano com um símbolo de paz e renovação. Ela enfatizou que o cuidado com a saúde mental é um dos pilares do trabalho da secretaria.
“O Janeiro Branco é uma campanha que abraçamos com carinho, pois reflete nosso propósito de cuidar das pessoas. A rosa branca que entregamos hoje representa paz, um novo começo e um convite a um renascimento pessoal. É um lembrete afetuoso para que todos possam desacelerar, olhar para si mesmos e planejar o ano que se inicia com mais serenidade e inteligência emocional”, explicou a secretária.

O impacto foi imediato e perceptível. Para Maria Eduarda, 22 anos, vendedora, o gesto foi emocionante. Ao receber a flor e um abraço, ela se emocionou: “Foi a primeira vez que ganhei uma flor. E, quando a moça me deu um abraço, não consegui segurar as lágrimas. Estou muito feliz e, com certeza, esse gesto melhorou meu dia”, relatou.

A mesma alegria tomou conta de Anndria Alves, 19 anos, também vendedora, que recebeu sua primeira rosa, mostrando como um pequeno gesto de atenção pode transformar o dia de alguém. “Eu fiquei bastante feliz com essa surpresa. Meu coração bateu forte. Me deu vontade até de chorar”, contou.
A campanha – No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e emocional, o Janeiro Branco em Boa Vista promoveu ações como o 1º Simpósio de Saúde Mental, com a finalidade de fortalecer a integração entre gestores, profissionais e acadêmicos, favorecendo a troca de experiências e o diálogo qualificado. Também houve a palestra “Paz, Equilíbrio e Bem-estar Emocional”, voltada à valorização e à qualidade de vida dos servidores.

O cuidado com a saúde mental, contudo, é contínuo. Em 2025, a rede municipal de saúde registrou 24.833 atendimentos relacionados a transtornos mentais e comportamentais, número que evidencia tanto a elevada demanda quanto a necessidade de um acompanhamento permanente, humanizado e articulado.
Os serviços especializados complementam essa atenção. O CAPS II registrou 6.772 atendimentos em 2025, com 2.090 prontuários ativos, oferecendo acompanhamento contínuo a pessoas com transtornos mentais mais complexos. O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) contabilizou 6.117 atendimentos, reforçando o cuidado em saúde mental desde a infância.
Mais do que responder à demanda, a prefeitura tem o compromisso de integrar e fortalecer a rede de cuidados em saúde mental. A estrutura de Boa Vista inclui serviços estratégicos que ampliam o acesso e a resolutividade, como o Centro de Teleassistência — que realizou 471 atendimentos em psiquiatria — e unidades como Cernutri, Família Que Acolhe (FQA), SAMU, entre outros, que atuam de forma articulada conforme as necessidades dos usuários.
*Supervisionado por Shirleia Rios*




