Sure! Here’s the rewritten content with the HTML tags preserved:
A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) estendeu as inscrições para a 8ª edição do PPSUS (Programa Pesquisa para o SUS) até o dia 30 de junho de 2025, proporcionando uma oportunidade para que pesquisadores apresentem soluções inovadoras aos desafios da saúde pública em Roraima.
A convocação pública do Governo do Estado busca incentivar pesquisas científicas e tecnológicas aplicadas à saúde, que estejam alinhadas com as necessidades reais do SUS (Sistema Único de Saúde) em Roraima. Esta iniciativa é promovida pela Faperr em conjunto com a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), o Departamento de Ciência e Tecnologia do MS (Ministério da Saúde) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O programa tem como meta integrar ciência, gestão e atenção à saúde pública, contribuindo para a criação de soluções inovadoras e contextualizadas que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população roraimense.
“A prorrogação do prazo é uma medida significativa para aumentar a participação da comunidade científica e assegurar uma maior variedade de propostas submetidas”, afirmou a assessora técnica da Faperr, Janaína Ribeiro.
O que mudou no edital?
Além da extensão do prazo de submissão, a 1ª retificação do edital trouxe ajustes importantes para facilitar a participação dos proponentes e garantir maior clareza nas exigências documentais. Entre as alterações, destacam-se:
● Flexibilização da titulação exigida para o substituto do coordenador, passando a ser no mínimo mestre (anteriormente exigia-se a mesma titulação do proponente);
● Revisão e simplificação da lista de documentos obrigatórios, com atualização dos anexos e inclusão do formulário de aspectos éticos;
● Correções nas seções do edital que abordam a submissão nos sistemas SISC&T e Sigfaperr;
● Novo cronograma, com prazos atualizados para todas as fases, desde a avaliação até a assinatura dos termos de outorga;
● Atualização das exigências para formalizar a contratação dos projetos aprovados, com ênfase nos documentos obrigatórios.
● A retificação completa pode ser consultada no site da Faperr, juntamente com a chamada pública e seus anexos atualizados.
As propostas devem ser elaboradas com foco em cinco eixos temáticos prioritários: Atenção Primária à Saúde, Saúde Indígena, Saúde Mental e Prevenção, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde.
Esses eixos foram definidos em diálogo com a comunidade científica, gestores e sociedade civil, e contemplam linhas específicas voltadas à superação de desafios regionais e ao fortalecimento dos indicadores de saúde em Roraima.
“Essa é uma oportunidade estratégica para promover pesquisas aplicadas que respondam aos desafios regionais do SUS em Roraima, potencializando a integração entre a ciência, a gestão e atenção à saúde, além de fortalecer a produção científica local, contribuindo diretamente para a melhoria das políticas públicas de saúde no estado de Roraima”, enfatizou Janaína.
Quem pode participar?
Podem participar pesquisadores com título de mestre ou doutor, que atendam aos seguintes critérios:
● Vínculo funcional com uma instituição colaboradora localizada no estado de Roraima;
● Currículo atualizado na Plataforma Lattes e perfil público no ORCiD;
● Cadastro ativo nos sistemas Sigfaperr e SISC&T.
Cada proponente poderá coordenar apenas um projeto e integrar-se a até dois outros como colaborador.
Submissão de propostas
A submissão deve ser realizada obrigatoriamente em duas plataformas: no SISC&T (Sistema de Gestão de Projetos do Ministério da Saúde) e no Sigfaperr (Sistema da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima).
A retificação completa pode ser consultada no site da Faperr, juntamente com tutoriais e os anexos atualizados.