Com uma expectativa de negócios superior a R$ 665 milhões, o programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chega à sua 40ª edição com o objetivo de abrir portas para que pequenos negócios brasileiros alcancem o mercado externo, promovendo o contato direto com compradores estrangeiros.
Só em 2025, já foram realizadas 11 edições do programa. A mais recente ocorreu em Rio Branco (AC), de 28 de setembro a 2 de outubro. Às vésperas da COP30 — a reunião de cúpula da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontecerá em novembro, em Belém do Pará —, a edição no Acre teve como foco a promoção de produtos sustentáveis e alinhados com a floresta.
Empresas apoiadas pela ApexBrasil alcançaram US$ 50,49 bilhões em exportações no primeiro semestre de 2025.
Mapa e ApexBrasil alinham esforços para habilitação de frigoríficos e fortalecimento das exportações na região amazônica.
O evento contou com mais de 60 empresas brasileiras e 20 compradores internacionais. Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, esta ação é essencial para fomentar a movimentação econômica no país.
“Este é um projeto muito importante realizado pela ApexBrasil, que aproxima compradores e oferece produtos de empresas que atuam neste segmento. Tem dado muito certo. Estamos chamando essa iniciativa de Exporta Mais Amazônia. A região tem um enorme potencial de crescimento, mas ainda exporta pouco, e o Brasil volta a ganhar destaque mundialmente”, ressalta.
Os compradores participaram de países como China, Bulgária, Indonésia, Irlanda, Holanda, Reino Unido, Rússia, Suíça, Colômbia, África do Sul, Peru, Chile, Japão, Índia e Moçambique. Todos demonstraram interesse por produtos como artesanato, madeira sustentável, açaí, castanha-do-brasil, farinha de mandioca, carne suína e bovina, entre outros.
“Nós continuamos apoiando as empresas para participarem das feiras, mas trazer os compradores identificados pelos nossos escritórios internacionais da ApexBrasil faz com que eles se encantem com a história de cada produto e finalizem as compras, aumentando as exportações”, destaca Viana.
Visão do empreendedor
O Exporta Mais Brasil é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conecta empresas brasileiras com compradores internacionais para facilitar negócios. Um exemplo é a Dona Cuca Pão de Queijo — empresa artesanal de pão de queijo congelado, localizada em Brasília (DF), com 10 anos de mercado.
A proprietária, Andréa Ribas, 59 anos, relata que participou pela primeira vez das rodadas presenciais em Goiânia (GO), durante a edição de alimentos e bebidas industrializadas do Exporta Mais Brasil, realizada na FICOMEX 2025, entre os dias 4 e 6 de setembro. Embora ainda não tenha exportado, ela espera que o apoio da ApexBrasil contribua para levar seus produtos a outros países.
“A ApexBrasil tem sido um suporte fundamental. Isso representa uma grande contribuição para os empresários brasileiros. Estamos adequando nossos produtos e embalagens para nos prepararmos e enviar para o mercado internacional. Ouvimos compradores de outras nações, com realidades distintas, para entender o que eles esperam dos nossos produtos. Precisamos fazer essas adaptações para entrar no mercado externo”, avalia.
A iniciativa na capital goiana reuniu 60 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas industrializadas, além de 12 compradores internacionais vindos de países como México, Portugal, Chile, Indonésia, Turquia, Índia, Jordânia, Catar, África do Sul e Moçambique.
Foram realizadas 337 reuniões de negócios entre 4 e 6 de setembro, resultando em US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$ 8,08 milhões) em negócios imediatos, além de perspectivas para novas parcerias a médio prazo.
Histórico e perspectivas
O programa Exporta Mais Brasil foi lançado em 2023, com edições realizadas em todas as regiões do país. Até agora, 1,2 mil empresas e 392 compradores estrangeiros participaram dos eventos. Desde sua criação, mais de 8 mil reuniões de negócios já foram realizadas.
Em 2025, a expectativa é de realizar mais duas edições do Exporta Mais Brasil. Uma delas será dedicada ao segmento de cafés especiais, prevista para ocorrer entre 2 e 14 de novembro, com diversas sessões de degustação nos estados do Acre, Minas Gerais e Espírito Santo. A outra será focada em cooperativas e ocorrerá em dezembro. As inscrições serão divulgadas em breve no site da ApexBrasil.