O Governo de Roraima começou a reforma parcial da Feira do Produtor, um dos principais pontos de venda de alimentos em Boa Vista e referência da agricultura familiar no Estado há mais de 30 anos.
As obras incluem a construção da Câmara Coletora de Resíduos gerados pelo funcionamento da feira, a demolição e a edificação de uma nova estrutura para a peixaria, que atenderá a todas as normas de higiene e sanitárias durante o processo de beneficiamento.
Além disso, o Bloco 2 está passando por reforma, abrangendo todos os açougues, a câmara fria para armazenamento da carne, o setor de variedades e serviços, bem como os banheiros e vestiários da feira.
“A Feira do Produtor representa a força da nossa agricultura familiar e é um ponto chave para o abastecimento da população. Esta reforma é um compromisso antigo que estamos realizando para garantir mais dignidade aos feirantes, melhores condições de trabalho e um espaço mais moderno e seguro para vendedores e compradores”, afirmou o governador Antonio Denarium sobre a obra, que vai aprimorar a experiência de feirantes e frequentadores da feira.
O projeto é financiado com recursos de R$ 1.525.000,00 provenientes de emenda do senador Hiran Gonçalves, e será executado ao longo de 12 meses, com previsão de término em agosto de 2026.
O local atende 336 feirantes e recebe uma média de 10 mil visitantes por semana. A ação é coordenada pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima), em colaboração com a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e a Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Conforme o diretor de Organização da Produção e Comercialização Rural do Iater, Marlon Maia da Silva, foi elaborada uma logística especial para garantir o funcionamento da feira durante toda a reforma.
“Os feirantes continuam vendendo seus produtos em uma estrutura provisória no próprio local. Tudo foi planejado para que nem os produtores nem o público sejam prejudicados”, explicou.
A Feira do Produtor é a maior feira de Roraima
Fundada em março de 1993, a Feira do Produtor é a maior feira de Roraima, reunindo hoje 336 feirantes cadastrados e recebendo milhares de visitantes semanalmente. O espaço exerce papel estratégico na economia local, ligando diretamente produtores rurais aos consumidores urbanos.
“A reforma marca o reconhecimento da feira como um ponto de encontro entre tradição e progresso”, ressaltou Maia. “Conectamos o trabalho da agricultura familiar e indígena à mesa de milhares de famílias de Boa Vista, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, reforçou.
Ele acrescentou que o projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, melhorar as condições de trabalho dos produtores e proporcionar uma experiência mais confortável aos consumidores.
“As intervenções também vão garantir o cumprimento das normas sanitárias, melhorar a organização do espaço, promover a segurança alimentar, valorizar a cultura rural de Roraima e gerar e manter renda local. A reforma responde a uma demanda histórica dos feirantes e consolida o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do agronegócio familiar em Roraima”, concluiu.