O São João no Parque Anauá, um autêntico arraial roraimense, acontece desde 1991 e é reconhecido como o maior festejo junino do Norte do Brasil. Além de ser um espaço tradicional para o público usufruir de shows nacionais, proporciona um momento para as famílias se reunirem, resgatarem e celebrarem a cultura local. Com isso em mente, um ambiente especial foi criado para destacar a ludicidade e a relevância dos livros nas tradições: o Espaço Literário.
Há mais de dez anos, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), responsável pela Biblioteca Pública, organiza na programação um espaço que oferece opções gratuitas e lúdicas para os visitantes do evento familiar roraimense. A iniciativa surgiu ao perceber a necessidade de resgatar tradições através da literatura.
“Estaremos presentes todas as noites até domingo, pois acreditamos que a literatura é fundamental nas festas juninas, enriquecendo a experiência cultural e educacional. Além de entreter, ela preserva tradições, promove a identidade regional e estimula o aprendizado de maneira lúdica e envolvente”, comentou Kátia Drummond, coordenadora da Biblioteca Pública.
Nesta edição, foram criadas duas instalações: um estande físico com três autores regionais por noite e o MovCéu, uma biblioteca itinerante tecnológica, ambas localizadas no Forródromo do Parque Anauá.
Quem visita o local encontra um vasto acervo cultural que, além de livros infanto-juvenis, oferece experiências diferenciadas com óculos de realidade virtual, cinema, um palco cultural e muito entretenimento para as crianças.
A pequena Isadora Rodrigues, de 8 anos, foi ao Parque Anauá se divertir com sua mãe Renata Pereira e a irmã Isabela. Elas ficaram encantadas com a experiência no MovCéu.
“Achei muito interessante e aventureiro, foi incrível me divertir aqui, parecia que eu estava em uma montanha russa, tinha até dinossauro”, compartilhou Isadora, que experimentou os óculos de realidade virtual da biblioteca tecnológica.
A professora Isabel Pacheco, em visita a Roraima, ficou maravilhada com a iniciativa e ressaltou a importância de espaços como esse em eventos de grande porte para democratizar o acesso à literatura e à cultura.
“A biblioteca móvel traz uma realidade totalmente diferente, especialmente para a inclusão da literatura. Isso é um movimento muito democrático em um evento tão vasto e diversificado. Estimula um olhar novo sobre essa prática porque envolve também a cultura regional”, destacou Isabel.
Além desse espaço gratuito, logo na entrada principal do evento, em ambos os lados, há áreas para crianças com equipamentos infláveis, pula-pula, trenzinho, carrossel e um parque de diversões, proporcionando muita alegria à garotada.
SOBRE O EVENTO
O São João no Parque Anauá é reconhecido como o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, é a primeira vez que o evento conta com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.
A festa se estende até domingo, dia 27, com uma expectativa de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.
Esta edição promete ser a maior da história: há mais de 50 atrações locais e 10 atrações nacionais. Já se apresentaram Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro. As próximas apresentações incluem Thullio Milionário (24), Lucas Lucco (25), Companhia do Calypso (26), e, para fechar, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).
Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que reúne 28 grupos das categorias Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.