A partir de quarta-feira, 28, inicia-se em todo o Brasil a coleta de dados para o Censo Escolar 2025, a maior pesquisa estatística da educação básica no país. Em Roraima, todas as escolas da rede estadual já estão aptas a declarar suas informações através do Sistema Educacenso.
A ação é coordenada nacionalmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ocorre em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, englobando instituições públicas e privadas.
Nesta primeira fase, denominada “Matrícula Inicial”, são obtidas informações cruciais sobre todas as etapas e modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Em Roraima, cabe aos gestores e secretários escolares inserir os dados diretamente no sistema. A coleta abrange o número de alunos matriculados, turmas ativas e informações detalhadas sobre professores, gestores e outros profissionais da educação. O prazo para a conclusão do preenchimento se estende até o dia 31 de julho.
A coordenadora estadual do Censo Escolar na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Neli Pereira, enfatizou a necessidade de que a rede estadual preencha corretamente as informações.
“O Censo Escolar é uma ferramenta essencial para o planejamento e a implementação das políticas públicas de educação. Portanto, é vital que os dados sejam informados com precisão, cuidado e dentro do prazo”, alertou.
A segunda fase da pesquisa, intitulada “Situação do Aluno”, será realizada entre 2 de fevereiro e 13 de março de 2026. Nesta etapa, serão registrados dados sobre o desempenho (aprovação, reprovação) e movimentação dos alunos (transferência, abandono ou falecimento) ao final do ano letivo de 2025.
Censo Escolar 2024
Conforme os dados do Censo Escolar 2024, Roraima conta com 370 escolas estaduais e 79.189 alunos matriculados. Destes, 251 são escolas indígenas, atendendo 19.258 alunos em comunidades distribuidas por várias regiões do estado.
O levantamento atua como um raio-x da educação brasileira, coletando dados individualizados sobre estudantes, professores, turmas e unidades escolares pertencentes às redes municipal, estadual, federal e privada.
Além disso, os dados do Censo são cruciais para estabelecer políticas públicas e servem de base para a alocação de recursos federais destinados à educação, como os programas de transporte escolar e alimentação.
Ademais, as informações coletadas contribuem para importantes indicadores educacionais, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que auxiliam no monitoramento do desempenho das escolas em todo o território nacional.