A partir de 2026, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Boa Vista contará com materiais tecnológicos disponibilizados pela prefeitura, como tablets, telas interativas, Matatalab e Chromebooks. Esses equipamentos, já em uso na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, irão compor a modalidade, beneficiando mais de 400 estudantes em 11 unidades da rede municipal.
Segundo a coordenadora municipal da EJA, Telma Almeida Gomes, os aparelhos vão contribuir diretamente no desenvolvimento dos estudantes. “A tecnologia ajuda o aluno a aprender de forma mais consciente e responsável, fortalece o processo de alfabetização e aprendizagem e estimula a curiosidade. Além disso, faz parte do cotidiano de todos nós”, afirmou.
Metodologias aperfeiçoadas para 2026
Os profissionais que irão atuar com os alunos participaram do Encontro Formativo “Integração de Recursos Tecnológicos na Prática Pedagógica da EJA”, uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Na atividade foram apresentadas orientações práticas para o uso pedagógico das ferramentas, que também integram as ações previstas pelo Pacto da EJA.
Com 16 anos de atuação na EJA, a professora Marcilene Rosa Mendes, da Escola Municipal Newton Tavares, destacou que o apoio tecnológico facilitará o processo de ensino-aprendizagem. “Podemos trabalhar de maneira lúdica, e o lúdico favorece a fixação e o aprofundamento do conhecimento. É unir teoria e prática”, comentou.
Marinho Soares da Silva, coordenador pedagógico há dois anos na Escola Municipal Maria Gertrudes, ressaltou que a iniciativa também prepara os alunos para a realidade fora da escola. “Como profissionais, vamos incorporar esses recursos às nossas metodologias, aproximando os alunos das tecnologias que fazem parte do dia a dia, agora também dentro da sala de aula”, pontuou.
Escolas onde a EJA é oferecida em Boa Vista:
- Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes
- Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia
- Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima
- Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade
- Escola Municipal Ioládio Batista da Silva
- Escola Municipal Nova Canaã
- Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes
- Escola Municipal Newton Tavares
- Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira
- Escola Municipal Indígena Martins Pereira
- Escola Municipal Indígena José Davi Feitosa
PACTO EJA – Lançado em 2024, o Pacto é uma iniciativa do Governo Federal voltada a combater o analfabetismo e ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. O programa busca qualificar a oferta educativa, criando mais oportunidades de aprendizagem para quem não concluiu a educação básica.




