Detran-RR oferece curso de trânsito para migrantes da Operação Acolhida

operacao acolhida 1 scaled

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), em colaboração com a Operação Acolhida, força-tarefa humanitária coordenada pelo Governo Federal, iniciou nesta semana a primeira turma do curso de legislação de trânsito destinado aos migrantes acolhidos em Roraima. A iniciativa tem o propósito de ampliar o acesso à cidadania, promover a inclusão social e garantir um trânsito mais seguro.

A turma inicial conta com 15 migrantes e terá duração de uma semana, com aulas gratuitas realizadas no CCE (Centro de Capacitação e Educação), coordenado pela Operação Acolhida, localizado no bairro 13 de Setembro, em Boa Vista. O curso é composto por cinco módulos que abrangem normas de circulação, direitos e deveres de motoristas e pedestres, além de destacar a importância da educação para o trânsito como instrumento de convivência social.

Segundo o presidente do Detran-RR, Diego Aragão, o projeto também prepara os migrantes para a obtenção futura da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de incentivar o respeito às regras de trânsito brasileiras.

“Muitas normas de trânsito são semelhantes às da Venezuela, mas há particularidades no Brasil. Explicamos desde conceitos básicos até o processo para adquirir a CNH, além de como se comportar adequadamente no trânsito, seja como ciclista, pedestre ou motorista. Dessa forma, eles podem circular com segurança e contribuir para um trânsito mais consciente”, explicou.

As aulas são ministradas por instrutores do Detran-RR, com tradução simultânea e suporte pedagógico para garantir a melhor compreensão do conteúdo. O major Otacílio Freitas, da Operação Acolhida, destacou a importância da parceria e do curso para os migrantes recém-chegados.

“Parabenizo todos que se inscreveram neste curso, pois buscar conhecimento significa também buscar melhores condições de vida e compreensão de tudo o que envolve a nova realidade em nosso país. Esta parceria representa uma oportunidade de adaptação e inclusão para os migrantes que chegam ao Brasil”, afirmou.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top