O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) promove, de segunda-feira, 24, a quarta-feira, 26, a Ação Aurora, uma força-tarefa de fiscalização e orientação que atuará simultaneamente em 44 clínicas médicas e psicológicas credenciadas no município de Boa Vista.
A iniciativa tem como objetivo garantir que os atendimentos relativos aos exames de aptidão física e mental sejam realizados dentro dos padrões legais, técnicos e éticos previstos na legislação de trânsito.
“Nosso compromisso é assegurar que o cidadão roraimense receba um atendimento responsável, seguro e em conformidade com a legislação. A Ação Aurora reafirma a seriedade do Detran-RR no processo de habilitação”, declarou o presidente do órgão, Diego Aragão.
A operação se apoia em um tripé normativo composto pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), pelas resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e por portarias específicas do Detran-RR. A fiscalização também está alinhada às exigências das normas de acessibilidade (NBR 9050) e aos padrões técnicos aplicáveis às clínicas credenciadas.
Três regiões e operação integrada
As equipes técnicas da Corregedoria e da Ouvidoria do Detran-RR irão fiscalizar as clínicas médicas e psicológicas credenciadas para assegurar o cumprimento dos requisitos legais, técnicos e éticos nos exames de aptidão física e mental.
Para atender ao volume de unidades em tempo reduzido, Boa Vista foi dividida em três Zonas Operacionais Táticas: Mecejana e Eixo Sul (Dia 1); Centro, São Francisco e Zona Norte (Dia 2); e Zona Oeste (Dia 3).



