A Defesa Civil de Roraima, em colaboração com outros órgãos da Administração Estadual, tem intensificado suas atividades de monitoramento nas áreas mais prejudicadas pelas chuvas em 2025. O foco da ação está principalmente nas regiões Norte, Leste e Sul do Estado.
Até agora, junho é o mês com maior volume de chuvas deste ano, somando 336,5 milímetros, 15,5 milímetros a mais que o registrado no mês anterior, conforme aponta o Boletim Hidrometeorológico da Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
“A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, e outras entidades, está atuando na Operação Inverno 2025, apoiando os municípios que estão enfrentando as consequências das intensas chuvas em nosso Estado”, afirmou o diretor da Defesa Civil Estadual, coronel Cidinei Lima.
O acompanhamento das condições climáticas do Estado é feito através da análise diária dos boletins da Femarh, além dos relatórios da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) sobre o nível do Rio Branco em Boa Vista e Caracaraí.
“Esses dados nos ajudam a emitir alertas para os municípios que possam estar em risco de inundações e enxurradas”, destacou Lima.
A colaboração das Defesas Civis municipais é essencial para atender às necessidades da população apresentadas ao Estado.
Nesse contexto, o diretor enfatiza que uma série de ações tem sido realizadas em parceria com a Seinf, incluindo atividades de baldeação, remoção de galhadas em pontes, corte de árvores, eliminação de fontes de risco e apoio a comunidades isoladas.
“No momento, o município com a situação mais grave é Uiramutã. Estivemos lá pela manhã, realizamos uma vistoria com a Defesa Civil do Município, ouvimos as reclamações e verificamos muitas pontes e estradas danificadas. Estamos em processo de decretação de situação de emergência em colaboração com a Defesa Civil de Uiramutã, e a Seinf está no município fazendo reparos nas principais estradas daquela área”, pontuou.
ÁREAS QUE ESTÃO SOB MONITORAMENTO
· Amajari: Remoção de galhadas e troncos em pontes, apoiando os trabalhos de recuperação em execução pela Secretaria de Infraestrutura;
· Cantá: Ações de baldeação nas vicinais 9 (Região do Taboca) e 21 (Região do Baruana);
· Caroebe: Ações de baldeação na BR-210, devido à reforma da ponte sobre o Rio Caroebe;
· São Luiz do Anauá: Remoção de galhadas e troncos em pontes de madeira do município;
· Uiramutã: Apoio aos trabalhos de recuperação de estradas pela Secretaria de Infraestrutura, além de atendimento a áreas isoladas em colaboração com a Defesa Civil Municipal.