Neste sábado, 20, às 14h30, a Defesa Civil de Roraima realizará o teste do sistema ‘Defesa Civil Alerta’, que acontecerá em um shopping situado na zona Oeste da capital.
Representantes das Defesas Civis de Roraima, Piauí e Brasília irão conduzir a simulação com o envio de mensagens em tempo real para moradores dos municípios de Amajari, Bonfim, São João da Baliza e Boa Vista. A partir da próxima quarta-feira, dia 24, o sistema estará disponível para todos os municípios do Estado.
Na manhã desta sexta-feira, 19, durante uma coletiva de imprensa no CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), foi demonstrado como o sistema funcionará no Estado.
O comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Anderson Carvalho de Matos, explicou que o Defesa Civil Alerta informará a população sobre situações de risco, como incêndios, enchentes, deslizamentos e outras emergências.
“Os moradores receberão um alerta sonoro acompanhado de aviso de emergência que aparecerá no celular, e essas mensagens serão coordenadas pela Defesa Civil estadual, que também enviará orientações sobre como se proteger em situações críticas”, detalhou.
“O teste ocorrerá neste sábado, mas, a partir do dia 24 [quarta-feira] deste mês, o sistema entrará em operação em todos os municípios roraimenses. Trata-se de uma ferramenta importante, especialmente para a população que receberá alertas de desastres, permitindo a adoção de medidas preventivas e o seguimento das orientações de segurança”, destacou o comandante.
Para a apresentação e teste do sistema, está em Roraima o geógrafo da Defesa Civil do Estado do Piauí, Michell Francisco, a convite do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) de Brasília.
“A mensagem sobre desastres que será enviada pelo Defesa Civil Alerta é destinada a situações iminentes que podem representar risco para a população”, afirmou o representante do Cenad, órgão vinculado à Defesa Civil Nacional.
Para receber alertas, não é necessário conexão com a internet
O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, destacou que em Roraima existem registros de chuvas intensas que podem causar alagamentos e inundações em diversos rios, além de incêndios florestais no período seco que colocam a população em risco.
“O sistema pode fazer grande diferença na emissão de alertas prévios para a população, ajudando a proteger e salvar vidas. Com certeza, a população vai se sentir mais segura e, além dos alertas, receberá orientações sobre como se autoproteger em situações críticas”, garantiu Tiago Schnorr.
Ele explicou que existem alguns requisitos para receber os alertas. “Não é necessário cadastro, apenas possuir um celular fabricado a partir de 2020 e estar em uma área com cobertura das antenas 4G e 5G. Não é preciso pacote de dados nem conexão com a internet”, afirmou o coordenador.
De acordo com o coordenador, o Defesa Civil Alerta é um projeto que utiliza a tecnologia cell broadcast, considerada uma das mais avançadas do mundo para o envio de alertas à população do país.
“Essa tecnologia já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste desde o ano passado, no Nordeste desde junho deste ano, e agora será expandida para a Região Norte do país”, comentou.
Schnorr destacou que uma das principais inovações é que o cadastro prévio não é mais necessário para que as pessoas recebam alertas.
“Se houver previsão de alto risco para uma determinada região, as Defesas Civis dos Estados, por meio da plataforma IDAP [Interface de Divulgação de Alertas Públicos], cadastrarão os alertas e os dispararão para todas as pessoas localizadas na área de risco”, enfatizou.
A ferramenta Defesa Civil Alerta pertence ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Ministério das Comunicações e as Defesas Civis estaduais.