Luiz Maurício da Silva faz sua estreia na Diamond League, o prestigioso circuito mundial da World Athletics, nesta sexta-feira, no Meeting de Paris, França, no Estádio Charléty. Com 25 anos, o talentoso atleta mineiro retorna à capital francesa, onde se destacou na última temporada ao assegurar ao Brasil um lugar na final olímpica do lançamento do dardo, algo que não acontecia há 92 anos. Ele obteve a 11ª colocação nos Jogos de Paris-2024, com uma marca de 80,67 m, registrada no dia 8 de agosto, no Stade de France. No Meeting de Paris, Luiz Maurício competirá com outros atletas brasileiros, como Almir dos Santos, no salto triplo, e Matheus Lima, nos 400 m com barreiras.
Na qualificação olímpica, Luiz Maurício lançou 85,91 m, estabelecendo o recorde brasileiro e sul-americano. Ele já detinha os recordes desde o Troféu Brasil, onde alcançou 85,57 m em 30/6/2024. Neste ano, ele ainda superou sua própria marca, atingindo 86,34 m no Kip Keino Classic 2025.
Luiz Maurício encontra-se em Madri, na Espanha, para intensificar seus treinamentos e participar de competições na Europa. Ele viajou para a França na última quarta-feira e expressou sua empolgação pela estreia na Diamond League: “É a realização de um sonho estar na Diamond League. É muito gratificante ter essa experiência após um ótimo início de temporada. Em todas as quatro competições deste ano, lancei acima dos 80 metros, uma média impressionante. Estou ansioso para essa estreia… Acredito que será uma experiência incrível, pois venho me preparando bem”, comentou o atleta.