Skip to content

Curso on-line gratuito ensina sobre produção orgânica

bhigbou 750x375

Programa da Embrapa tem 22 horas de carga horária e oferece certificado

A Embrapa Territorial disponibilizou um curso remoto e gratuito sobre produção orgânica. Com 22 horas de duração, a capacitação é gratuita e oferece certificado a quem concluí-lo e obtiver média superior a 70% nas avaliações. Chamado de “Produção Orgânica: princípios e regularização”, vai abordar temas como agricultura orgânica, biodinâmica e regenerativa.

“O curso se destina aos produtores rurais e demais interessados que desejam conhecer conceitos, princípios e as principais ações para a regularização da produção de orgânicos no Brasil”, explica a pesquisadora Cristina Criscuolo, coordenadora do projeto na Embrapa Territorial e uma das instrutoras da capacitação.

O treinamento é composto por quatro módulos. No primeiro deles, a pesquisadora Gisele Vilela, da Embrapa Territorial, apresenta conceitos e o histórico dos movimentos que originaram a agricultura orgânica. Além das aulas ministradas, a capacitação traz vídeos com a visão de lideranças ligadas à agricultura orgânica, biodinâmica, natural, agroecológica e regenerativa. O conteúdo também leva entrevistas com agricultores que praticam algumas dessas modalidades de produção.

“Desejávamos trazer depoimentos que expressassem a vivência e aprendizado nos principais modelos de uma agricultura de base ecológica”, afirma Vilela. Ela explica que o conteúdo central do curso apresenta referências de estudos científicos que corroboram com os princípios e práticas da agricultura orgânica.

Além disso, a equipe também queria apresentar algo sobre algumas correntes em agricultura de base ecológica. “Muitas dessas correntes estão embasadas em princípios éticos e filosóficos e que através dos últimos séculos acumularam conhecimento prático e teórico. Para falar sobre estas correntes e os conhecimentos associados, nada melhor do que as lideranças e agricultores que norteiam suas vidas com estes princípios e práticas há muitos anos”, comenta.

O segundo módulo trata dos princípios e das práticas recomendadas para manejo do solo e das culturas. O terceiro explora as normativas relacionadas à produção orgânica no Brasil. Aborda também os tipos de certificação disponíveis e as opções existentes conforme o perfil e necessidade dos agricultores.

No último módulo, Criscuolo mostra como utilizar a Organoteca, ferramenta em que se pode buscar tecnologias da Embrapa aplicáveis na produção orgânica, além de vídeos, cartilhas, programas de rádio e outras publicações técnicas.

Outra ferramenta apresentada é uma planilha de custos voltada para o gerenciamento de propriedades rurais de pequeno porte. O recurso é apresentado pelo pesquisador Juan de Souza, da Embrapa Territorial, que a elaborou. Tanto a planilha quanto a Organoteca integram o ambiente virtual Pró-Orgânico, lançado em 2023.

Vilela diz que já vinha pensando em formas de difundir informações sobre a produção orgânica e a ideia do curso foi oportuna. “Observo falta de informações a respeito do que é realmente a produção orgânica, há um certo desconhecimento sobre os princípios que levaram a normativa a ser como ela é”, diz. Anteriormente, ela ministrou cursos online sobre o tema para a Prefeitura de Campinas, no período em que foi representante da Embrapa Territorial no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan) do município.

Uma vez realizada a inscrição, o usuário terá acesso às videoaulas e a outros conteúdos, podendo acessá-los em qualquer horário, pelo computador, tablet ou smartphone, na plataforma e-Campo.

 

Por Luiz Eduardo Minervino

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top